O presente estudo parte da necessidade das instituições de educação infantil terem conhecimento de percepção de infância, fundamentos de educação infantil e inclusão escolar, uma vez que, este nível de ensino é a base da educação. Esta pesquisa vem pontuando sua importância para intervenção precoce da criança público-alvo da educação especial. Assim, o objetivo em questão é analisar como as instituições de educação infantil organizam a inclusão do aluno público-alvo da educação especial para seu acesso, permanência e aprendizado; bem como discutir a necessidade de formação continuada dos professores que atuam neste nível de ensino. Para o alcance do proposto, buscou-se desenvolver uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. De acordo Severino (2013), neste tipo de pesquisa utiliza-se de dados ou categoria teórica já trabalhada por outros pesquisadores e devidamente registrada. Para o refinamento da pesquisa demarcou-se os últimos cinco anos. Em relação ao tratamento das informações, buscou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), este sendo um método para identificar, analisar e relatar padrões (temas) dentro dos dados. Constata-se em discussões e resultados a dificuldade da inclusão deste nicho, e o compreender por parte do professor, que a criança com deficiência ou transtorno precisa participar de todas as atividades desenvolvidas na sala ou fora dela, precisando ou não ser adaptada ou flexibilizada, pois ela faz parte da construção de conhecimento, de respeito, e além de tudo, é currículo, como qualquer outra criança.