O processo de ensino e aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) requer do professor um olhar especial para as práticas pedagógicas no sentido de identificar recursos que favoreçam a aprendizagem, sendo que tais recursos viabilizam uma maior motivação no estudante com TEA. O relato de experiência que se apresenta foi utilizado no componente curricular de Matemática para uma turma de 3o ano do ensino fundamental de uma escola Municipal de Juazeiro/BA, com dois estudantes diagnosticados com TEA. A professora identificou o hiperfoco de cada estudante e adaptou as figuras que eles gostavam a um jogo de fichas numeradas que serviu para trabalhar os conceitos de adição numérica. A proposta da aula foi planejada usando um recurso de tecnologia assistiva, abordando a perspectiva do DUA. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma proposta que busca diminuir as barreiras metodológicas de aprendizagem, proporcionando o currículo inclusivo para todos os estudantes, pois oportuniza a utilização de diversos meios de expressão, engajamento e representação. A experiência desenvolvida em sala de aula foi exitosa no sentido de garantir a realização da atividade por todos os estudantes da sala, sendo atrativa e lúdica, além de viabilizar o aprendizado dos estudantes. Em relação aos estudantes com TEA a questão de utilizar figuras escolhidas por eles facilitou o desenvolvimento da atividade e a compreensão dos saberes referentes ao cálculo numérico por meio da operação de soma.