O USO DE JOGO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES AUTISTA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108078 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 308 "titulo" => "O USO DE JOGO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES AUTISTA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) requer do professor um olhar especial para as práticas pedagógicas no sentido de identificar recursos que favoreçam a aprendizagem, sendo que tais recursos viabilizam uma maior motivação no estudante com TEA. O relato de experiência que se apresenta foi utilizado no componente curricular de Matemática para uma turma de 3o ano do ensino fundamental de uma escola Municipal de Juazeiro/BA, com dois estudantes diagnosticados com TEA. A professora identificou o hiperfoco de cada estudante e adaptou as figuras que eles gostavam a um jogo de fichas numeradas que serviu para trabalhar os conceitos de adição numérica. A proposta da aula foi planejada usando um recurso de tecnologia assistiva, abordando a perspectiva do DUA. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma proposta que busca diminuir as barreiras metodológicas de aprendizagem, proporcionando o currículo inclusivo para todos os estudantes, pois oportuniza a utilização de diversos meios de expressão, engajamento e representação. A experiência desenvolvida em sala de aula foi exitosa no sentido de garantir a realização da atividade por todos os estudantes da sala, sendo atrativa e lúdica, além de viabilizar o aprendizado dos estudantes. Em relação aos estudantes com TEA a questão de utilizar figuras escolhidas por eles facilitou o desenvolvimento da atividade e a compreensão dos saberes referentes ao cálculo numérico por meio da operação de soma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID308_TB104_14042024113952.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TÂNIA MOTA DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "MARIA TÂNIA" "autor_email" => "mariatania.gomes@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108078 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 308 "titulo" => "O USO DE JOGO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES AUTISTA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) requer do professor um olhar especial para as práticas pedagógicas no sentido de identificar recursos que favoreçam a aprendizagem, sendo que tais recursos viabilizam uma maior motivação no estudante com TEA. O relato de experiência que se apresenta foi utilizado no componente curricular de Matemática para uma turma de 3o ano do ensino fundamental de uma escola Municipal de Juazeiro/BA, com dois estudantes diagnosticados com TEA. A professora identificou o hiperfoco de cada estudante e adaptou as figuras que eles gostavam a um jogo de fichas numeradas que serviu para trabalhar os conceitos de adição numérica. A proposta da aula foi planejada usando um recurso de tecnologia assistiva, abordando a perspectiva do DUA. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma proposta que busca diminuir as barreiras metodológicas de aprendizagem, proporcionando o currículo inclusivo para todos os estudantes, pois oportuniza a utilização de diversos meios de expressão, engajamento e representação. A experiência desenvolvida em sala de aula foi exitosa no sentido de garantir a realização da atividade por todos os estudantes da sala, sendo atrativa e lúdica, além de viabilizar o aprendizado dos estudantes. Em relação aos estudantes com TEA a questão de utilizar figuras escolhidas por eles facilitou o desenvolvimento da atividade e a compreensão dos saberes referentes ao cálculo numérico por meio da operação de soma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID308_TB104_14042024113952.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TÂNIA MOTA DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "MARIA TÂNIA" "autor_email" => "mariatania.gomes@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }