A rádio desempenha um papel vital na promoção da inclusão social, fornecendo um meio acessível para garantir a participação equitativa de todas as pessoas na sociedade. O trabalho em questão consiste no desenvolvimento de um projeto que envolveu a criação de um programa de rádio, realizado com a participação de quatro escolas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará, sob orientação e coordenação da Rádio Universitária da URCA. Explorando o potencial da rádio como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e ampliar o acesso à informação e à cultura. O estudo visa analisar como a rádio pode atender às necessidades de diferentes grupos e comunidades, especialmente os marginalizados ou sub-representados. Através de estratégias adaptadas de produção e programação, busca-se criar um ambiente radiofônico inclusivo e diversificado, onde todas as vozes possam ser ouvidas e representadas na esfera pública. Durante a realização do trabalho, foram examinadas práticas de produção de conteúdo, estratégias de programação e uso de tecnologias acessíveis na rádio. A pesquisa inclui análises de estudos de caso e entrevistas com profissionais da área e membros da comunidade para compreender suas experiências e percepções sobre a inclusão na rádio. Ao adotar abordagens inclusivas na produção de conteúdo e na programação, as emissoras de rádio podem contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, é fundamental que essas iniciativas sejam acompanhadas por políticas públicas e práticas institucionais que garantam o acesso equitativo aos recursos e oportunidades oferecidos pela rádio. Portanto, este trabalho pretende fornecer insights e recomendações para promover uma comunicação mais inclusiva e acessível na rádio, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e diversificada.