O serviço de atendimento educacional especializado (AEE), realizado por meio de um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade pedagógicos, institucionalmente organizado, é prestado de forma complementar ou suplementar, a formação dos(as) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação. Constitui-se um direito consolidado e amparado legalmente. A itinerância do AEE surgiu como projeto, por meio da necessidade de levar o serviço, ainda que não possua a sala de recursos multifuncionais, à todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB. Justifica-se a partir do crescimento do público-alvo da Educação Especial e o direito ao serviço. O projeto do AEE Itinerante veio assegurar o atendimento dando sustentação, não apenas aos estudantes com laudo/triagem, mas também às famílias e profissionais da educação que necessitam da compreensão dos diretos da pessoa com deficiência a escola e a todos os serviços. O projeto se estruturou e mapeou todos os dados dos(as) estudantes com deficiência matriculados em seu Sistema de Ensino, garantindo direitos como: Plano Educacional Individualizado (PEI), profissional de apoio, formação continuada para a comunidade escolar. Ademais, podemos afirmar que o AEE itinerante garante não apenas o cumprimento da lei, mas, sobretudo, o oferecimento de um serviço especializado e necessário, o que minimiza assim os impactos das dificuldades de aprendizagem desses(as) estudantes da Rede. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com enfoque metodológico bibliográfico com estudo de caso na rede municipal de João Pessoa/PB, bem como os estudos de campo e a observância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Lei Brasileira da Inclusão (2015).