Este trabalho, apresenta o debate em torno da educação inclusiva, do professor de matemática e da tecnologia assistiva para o processo de inclusão escolar a partir de uma revisão de literatura. A educação inclusiva é uma abordagem educacional que visa integrar todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais, no mesmo ambiente de aprendizagem. A tecnologia assistiva é uma importante ferramenta mediadora de processos de inclusão, abrangendo inclusão educacional de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. A tecnologia assistiva pode ser definida como qualquer tipo de dispositivo, equipamento, software ou sistema projetado para ajudar pessoas com limitações funcionais ou necessidades específicas a superar barreiras e participar plenamente da vida diária. Durante nossa pesquisa, nosso objetivo foi determinar o papel do professor de matemática na educação inclusiva com o apoio da tecnologia assistiva. O estudo aqui delineado, constitui-se como uma pesquisa de revisão de estudos sobre o tema. Os trabalhos analisados, foram selecionados a partir de pesquisas em bases de dados como; Google Acadêmico, Scielo, Science Direct e BDTD. Além disso, analisamos os dados para encontrar resultados confiáveis de acordo com nosso objetivo. Ao final, podemos dizer que, com a tecnologia assistiva, a educação inclusiva não se limita apenas aos alunos público da educação especial, mas engloba uma visão mais ampla de educação equitativa para todos. Os estudos evidenciam essa potência das tecnologias assistiva no contexto de uso na área educacional, especialmente na atuação de professores que ensinam matemática.