O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM: O DESENHO UNIVERSAL COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA NA ESCOLA COMUM
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108670 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 928 "inscrito_id" => 3762 "titulo" => "O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM: O DESENHO UNIVERSAL COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA NA ESCOLA COMUM" "resumo" => "A presente pesquisa origina-se no Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade –PPGEduC-UNEB. Preetende-se investigar as representações sociais de estudante com deficiência intelectual e seu processo de ensinar e aprender na práxis pedagógica da escola contemporânea. Assim, pergunta-se: como a prática pedagógica na escola comum pode favorecer o aprendizado de alunos com deficiência intelectual? Objetiva-se reconhecer o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como práxis pedagógica que potencializa a aprendizagem destas pessoas, valorizando suas Representações Sociais. A pesquisa assenta-se no tripé: locus, sujeitos e dispositivos. O lócus ocorrerá no Centro de Educação Especial e em uma escola pública municipal de Salvador-Bahia. Os sujeitos serão 6 estudantes do sexo masculino e feminino cuja idade entre 14 e 16 anos e cursando 8º ano. Os dispositivos aplicados serão a entrevista semiestruturada privilegiando a fala e a escuta manifesta e latente, o desenho e roda de conversa a partir da aplicação do DUA, incorporada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira em 2017. Do ponto de vista metodológico será aplicada a abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso. A pesquisa se fundamenta em autores como Crusoé, Maia, Zerbato, Zutião, Marková, Nelson, Madureira, Ornellas, Jodelet, Moscovici, Pêcheux, Orlandi, Minayo e Gardner. A fundamentação teórica se dá na teoria das representações sociais especialmente na abordagem processual de Serge Moscovici e Denise Jodelet com vistas a apreender as objetivações e ancoragens, respaldada em construtos dos estudos da Dialogicidade de Marková. A análise de dados será realizada através da Análise do Discurso de vertente francesa em que as formações discursivas terão lugar de presentificação. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a construção de uma educação inclusiva de qualidade e socialmente referenciada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3762_TB928_05062024173414.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMILDA ROSA DOS ANJOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROMILDA" "autor_email" => "sophiarossa05@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108670 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 928 "inscrito_id" => 3762 "titulo" => "O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM: O DESENHO UNIVERSAL COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA NA ESCOLA COMUM" "resumo" => "A presente pesquisa origina-se no Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade –PPGEduC-UNEB. Preetende-se investigar as representações sociais de estudante com deficiência intelectual e seu processo de ensinar e aprender na práxis pedagógica da escola contemporânea. Assim, pergunta-se: como a prática pedagógica na escola comum pode favorecer o aprendizado de alunos com deficiência intelectual? Objetiva-se reconhecer o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como práxis pedagógica que potencializa a aprendizagem destas pessoas, valorizando suas Representações Sociais. A pesquisa assenta-se no tripé: locus, sujeitos e dispositivos. O lócus ocorrerá no Centro de Educação Especial e em uma escola pública municipal de Salvador-Bahia. Os sujeitos serão 6 estudantes do sexo masculino e feminino cuja idade entre 14 e 16 anos e cursando 8º ano. Os dispositivos aplicados serão a entrevista semiestruturada privilegiando a fala e a escuta manifesta e latente, o desenho e roda de conversa a partir da aplicação do DUA, incorporada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira em 2017. Do ponto de vista metodológico será aplicada a abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso. A pesquisa se fundamenta em autores como Crusoé, Maia, Zerbato, Zutião, Marková, Nelson, Madureira, Ornellas, Jodelet, Moscovici, Pêcheux, Orlandi, Minayo e Gardner. A fundamentação teórica se dá na teoria das representações sociais especialmente na abordagem processual de Serge Moscovici e Denise Jodelet com vistas a apreender as objetivações e ancoragens, respaldada em construtos dos estudos da Dialogicidade de Marková. A análise de dados será realizada através da Análise do Discurso de vertente francesa em que as formações discursivas terão lugar de presentificação. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a construção de uma educação inclusiva de qualidade e socialmente referenciada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3762_TB928_05062024173414.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMILDA ROSA DOS ANJOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROMILDA" "autor_email" => "sophiarossa05@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }