A presente pesquisa origina-se no Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade –PPGEduC-UNEB. Preetende-se investigar as representações sociais de estudante com deficiência intelectual e seu processo de ensinar e aprender na práxis pedagógica da escola contemporânea. Assim, pergunta-se: como a prática pedagógica na escola comum pode favorecer o aprendizado de alunos com deficiência intelectual? Objetiva-se reconhecer o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como práxis pedagógica que potencializa a aprendizagem destas pessoas, valorizando suas Representações Sociais. A pesquisa assenta-se no tripé: locus, sujeitos e dispositivos. O lócus ocorrerá no Centro de Educação Especial e em uma escola pública municipal de Salvador-Bahia. Os sujeitos serão 6 estudantes do sexo masculino e feminino cuja idade entre 14 e 16 anos e cursando 8º ano. Os dispositivos aplicados serão a entrevista semiestruturada privilegiando a fala e a escuta manifesta e latente, o desenho e roda de conversa a partir da aplicação do DUA, incorporada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira em 2017. Do ponto de vista metodológico será aplicada a abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso. A pesquisa se fundamenta em autores como Crusoé, Maia, Zerbato, Zutião, Marková, Nelson, Madureira, Ornellas, Jodelet, Moscovici, Pêcheux, Orlandi, Minayo e Gardner. A fundamentação teórica se dá na teoria das representações sociais especialmente na abordagem processual de Serge Moscovici e Denise Jodelet com vistas a apreender as objetivações e ancoragens, respaldada em construtos dos estudos da Dialogicidade de Marková. A análise de dados será realizada através da Análise do Discurso de vertente francesa em que as formações discursivas terão lugar de presentificação. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a construção de uma educação inclusiva de qualidade e socialmente referenciada.