RESUMO A escolarização de alunos com deficiência intelectual faz parte do processo de inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial (Deficiências, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação), resultante de avanços legais e atitudinais, ocorridos no mundo e no Brasil, que tiveram início na década de 90. No entanto, a inserção desses alunos nas escolas regulares não é garantia de uma aprendizagem efetiva dos conhecimentos escolares. Em se tratando dos alunos com deficiência Intelectual, percebe-se diversas dificuldades, encontradas pelos professores, em estabelecer o que deve ser ensinado para estes estudantes, como também, o que pode ser aprendido por eles. De maneira que a principal barreira diz respeito à flexibilização do currículo escolar para estes estudantes, de forma a promover uma efetiva aprendizagem. Desse modo, este estudo visa discutir as reais dificuldades encontradas pelos docentes no processo de flexibilização do currículo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa, com base no método dialético, visando a discursão das ideias e teorias acessadas. Este estudo aponta que apesar de todas as transformações legais ocorridas no país, o processo de aprendizagem para os alunos com deficiência intelectual ainda não é uma realidade corriqueira, sendo necessárias transformações nos ambientes escolares, para que os mesmos tornem-se mais inclusivos e para que adaptações curriculares embasadas e bem elaboradas sejam acessíveis a todos os estudantes com dificuldades de aprendizagem, com e sem deficiência.