ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE DINÂMICAS DE GRUPO SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO “BATE -PAPO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA”.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108175 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 2025 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE DINÂMICAS DE GRUPO SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO “BATE -PAPO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA”." "resumo" => "O presente artigo aborda um recorte da experiência desenvolvida no projeto de extensão “Bate-papo sobre educação inclusiva”, do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuité-PB e a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Henrique da Silva (ECI) - Edital 003/PROPEX/2022. Um dos principais objetivos da proposta é contribuir com a reflexão e o debate sobre a educação na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, buscou-se adotar atividades diferenciadas como forma de estimular o diálogo, questionamento e compartilhamento de conhecimentos sobre a temática em questão. Destaca-se a elaboração de roteiros de dinâmicas de grupo como uma ferramenta de apoio didático voltada para as turmas de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Pretendeu-se promover a reflexão e mudanças atitudinais a partir do conhecimento de temas estruturantes vinculados à inclusão. A dinâmica “Dado da Inclusão” aborda os seguintes temas: 1) inclusão; 2) acessibilidade; 3) tecnologia assistiva; 4) audiodescrição; 5) libras e braile e; 6) capacitismo. Na condução da atividade, estimula-se a curiosidade dos/as estudantes sobre os temas e busca-se promover a interação de participação do grupo, visando ampliar o debate e discussão. No decorrer da execução do projeto, os roteiros foram utilizados nos municípios de Cuité-PB e João Pessoa-PB, em turmas de estudantes da zona rural (Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Henrique da Silva (ECI) e turmas de estudantes da capital do Estado da Paraíba (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental General Ângelo Francisco Notare). As dinâmicas foram planejadas de modo que os estudantes participem ativamente, oportunizando o desenvolvimento de atividades contextualizadas que podem conduzir os sujeitos ao diálogo sobre o tema e mudanças atitudinais em direção a uma cultura mais inclusiva na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2025_TB227_19022024222247.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCISCA MÁXIMO DANTAS" "autor_nome_curto" => "MARIA MÁXIMO" "autor_email" => "mariamaximodantas@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108175 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 2025 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE DINÂMICAS DE GRUPO SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO “BATE -PAPO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA”." "resumo" => "O presente artigo aborda um recorte da experiência desenvolvida no projeto de extensão “Bate-papo sobre educação inclusiva”, do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuité-PB e a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Henrique da Silva (ECI) - Edital 003/PROPEX/2022. Um dos principais objetivos da proposta é contribuir com a reflexão e o debate sobre a educação na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, buscou-se adotar atividades diferenciadas como forma de estimular o diálogo, questionamento e compartilhamento de conhecimentos sobre a temática em questão. Destaca-se a elaboração de roteiros de dinâmicas de grupo como uma ferramenta de apoio didático voltada para as turmas de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Pretendeu-se promover a reflexão e mudanças atitudinais a partir do conhecimento de temas estruturantes vinculados à inclusão. A dinâmica “Dado da Inclusão” aborda os seguintes temas: 1) inclusão; 2) acessibilidade; 3) tecnologia assistiva; 4) audiodescrição; 5) libras e braile e; 6) capacitismo. Na condução da atividade, estimula-se a curiosidade dos/as estudantes sobre os temas e busca-se promover a interação de participação do grupo, visando ampliar o debate e discussão. No decorrer da execução do projeto, os roteiros foram utilizados nos municípios de Cuité-PB e João Pessoa-PB, em turmas de estudantes da zona rural (Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Henrique da Silva (ECI) e turmas de estudantes da capital do Estado da Paraíba (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental General Ângelo Francisco Notare). As dinâmicas foram planejadas de modo que os estudantes participem ativamente, oportunizando o desenvolvimento de atividades contextualizadas que podem conduzir os sujeitos ao diálogo sobre o tema e mudanças atitudinais em direção a uma cultura mais inclusiva na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2025_TB227_19022024222247.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCISCA MÁXIMO DANTAS" "autor_nome_curto" => "MARIA MÁXIMO" "autor_email" => "mariamaximodantas@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }