O presente artigo aborda um recorte da experiência desenvolvida no projeto de extensão “Bate-papo sobre educação inclusiva”, do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuité-PB e a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Henrique da Silva (ECI) - Edital 003/PROPEX/2022. Um dos principais objetivos da proposta é contribuir com a reflexão e o debate sobre a educação na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, buscou-se adotar atividades diferenciadas como forma de estimular o diálogo, questionamento e compartilhamento de conhecimentos sobre a temática em questão. Destaca-se a elaboração de roteiros de dinâmicas de grupo como uma ferramenta de apoio didático voltada para as turmas de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Pretendeu-se promover a reflexão e mudanças atitudinais a partir do conhecimento de temas estruturantes vinculados à inclusão. A dinâmica “Dado da Inclusão” aborda os seguintes temas: 1) inclusão; 2) acessibilidade; 3) tecnologia assistiva; 4) audiodescrição; 5) libras e braile e; 6) capacitismo. Na condução da atividade, estimula-se a curiosidade dos/as estudantes sobre os temas e busca-se promover a interação de participação do grupo, visando ampliar o debate e discussão. No decorrer da execução do projeto, os roteiros foram utilizados nos municípios de Cuité-PB e João Pessoa-PB, em turmas de estudantes da zona rural (Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Henrique da Silva (ECI) e turmas de estudantes da capital do Estado da Paraíba (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental General Ângelo Francisco Notare). As dinâmicas foram planejadas de modo que os estudantes participem ativamente, oportunizando o desenvolvimento de atividades contextualizadas que podem conduzir os sujeitos ao diálogo sobre o tema e mudanças atitudinais em direção a uma cultura mais inclusiva na educação.