Este trabalho tem como objetivo apresentar relato de experiência docente sobre impacto do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-Campus Caraúbas) na formação docente dos graduandos dos cursos de Letras Libras e Língua Portuguesa. Este subprojeto insere-se como uma das vertentes de atuação do projeto institucional intitulado: “Formação Docente no Contexto do Semiárido: Tecnologias Educacionais Aplicadas ao Ensino”. O projeto teve como objetivo proporcionar ao aluno residente a experiência de vivenciar uma prática docente diante das diversas teorias que comportam a formação acadêmica do curso de Letras-LIBRAS na disciplina de Língua Portuguesa no ensino básico. A Residência Pedagógica serviu como instrumentalização de atividades docentes no ambiente escolar através do uso de tecnologias educacionais tais como: utilização de hardwares, interações em ambiente virtuais, textos em formato digital, métodos colaborativos de produção de conteúdos, apresentações em formatos multimídia para compor planejamentos de aulas, de seleções teóricas na área de língua portuguesa e libras e de metodologias ativas que sejam mais significativas para aliar a teoria acadêmica à prática de ensino no âmbito escolar, visando a formação voltada para o exercício da profissão e para a construção da identidade docente. Para isso, faremos uma abordagem de cunho qualitativa, exploratória e pesquisa participante (Gil, 2008) onde utilizaremos teóricos como Quadros (2004), Leal (2020), Pimenta (2008), Tardif (2000, 2014). O PRP mostrou um importante programa no enfrentamento da evasão de graduandos, promovendo a permanência, participação e engajamento discente entre surdos e ouvintes, bem como estreitamento dos laços de parceria da universidade com as escolas de educação básica.