Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

APRENDIZAGEM E INCLUSÃO: CONCEPÇÕES DE LEITURA DOS DISCENTES DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108345
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 462
    "inscrito_id" => 2937
    "titulo" => "APRENDIZAGEM E INCLUSÃO: CONCEPÇÕES DE LEITURA DOS DISCENTES DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A presente pesquisa, que pressupõe a leitura como ferramenta indispensável na construção de uma sociedade democrática, cidadã e humanizada, tem como objetivo a análise das noções de leitura concebidas por discentes do Curso Técnico em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Alagoas, Campus Murici. Para esse fim, foram aplicados trinta questionários buscando compreender as concepções que os alunos possuem de leitura, com o intuito de identificar como eles conseguem perceber e definir este processo. Para além disso, também foi feita metódica revisão da literatura, através de textos de cunho científico. Nota-se, por meio da pesquisa realizada, que existem respostas variadas diante do questionamento levantado, pois algumas descrevem a leitura apenas como uma forma de comunicação, obter informações e ler o que está escrito; outro grupo concebe a leitura como algo importante para o dia a dia, trabalhar com boa remuneração e para saber a história e outros percebem a leitura como um processo mais complexo, a saber: como uma forma de emancipação, reflexão, estímulo ao raciocínio e de poder compreender a informação que o autor quer transmitir, desse modo obtendo uma visão de mundo por meio outra perspectiva. Os discentes participantes da EJA pertencem aos mais diversos grupos sociais, portanto, suas concepções de leitura são moldadas a partir do ambiente ao qual estão inseridos e de suas vivências, desta forma, influenciando no processo de aprendizagem. Consequentemente, emerge a necessidade de promover debates voltados à capacitação de profissionais para trabalhar com este público e, assim, contribuir para a promoção de uma educação mais igualitária e inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2937_TB462_04062024091014.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDA RODRIGUES DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDA"
    "autor_email" => "lrsb1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108345
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 462
    "inscrito_id" => 2937
    "titulo" => "APRENDIZAGEM E INCLUSÃO: CONCEPÇÕES DE LEITURA DOS DISCENTES DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A presente pesquisa, que pressupõe a leitura como ferramenta indispensável na construção de uma sociedade democrática, cidadã e humanizada, tem como objetivo a análise das noções de leitura concebidas por discentes do Curso Técnico em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Alagoas, Campus Murici. Para esse fim, foram aplicados trinta questionários buscando compreender as concepções que os alunos possuem de leitura, com o intuito de identificar como eles conseguem perceber e definir este processo. Para além disso, também foi feita metódica revisão da literatura, através de textos de cunho científico. Nota-se, por meio da pesquisa realizada, que existem respostas variadas diante do questionamento levantado, pois algumas descrevem a leitura apenas como uma forma de comunicação, obter informações e ler o que está escrito; outro grupo concebe a leitura como algo importante para o dia a dia, trabalhar com boa remuneração e para saber a história e outros percebem a leitura como um processo mais complexo, a saber: como uma forma de emancipação, reflexão, estímulo ao raciocínio e de poder compreender a informação que o autor quer transmitir, desse modo obtendo uma visão de mundo por meio outra perspectiva. Os discentes participantes da EJA pertencem aos mais diversos grupos sociais, portanto, suas concepções de leitura são moldadas a partir do ambiente ao qual estão inseridos e de suas vivências, desta forma, influenciando no processo de aprendizagem. Consequentemente, emerge a necessidade de promover debates voltados à capacitação de profissionais para trabalhar com este público e, assim, contribuir para a promoção de uma educação mais igualitária e inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2937_TB462_04062024091014.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDA RODRIGUES DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDA"
    "autor_email" => "lrsb1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A presente pesquisa, que pressupõe a leitura como ferramenta indispensável na construção de uma sociedade democrática, cidadã e humanizada, tem como objetivo a análise das noções de leitura concebidas por discentes do Curso Técnico em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Alagoas, Campus Murici. Para esse fim, foram aplicados trinta questionários buscando compreender as concepções que os alunos possuem de leitura, com o intuito de identificar como eles conseguem perceber e definir este processo. Para além disso, também foi feita metódica revisão da literatura, através de textos de cunho científico. Nota-se, por meio da pesquisa realizada, que existem respostas variadas diante do questionamento levantado, pois algumas descrevem a leitura apenas como uma forma de comunicação, obter informações e ler o que está escrito; outro grupo concebe a leitura como algo importante para o dia a dia, trabalhar com boa remuneração e para saber a história e outros percebem a leitura como um processo mais complexo, a saber: como uma forma de emancipação, reflexão, estímulo ao raciocínio e de poder compreender a informação que o autor quer transmitir, desse modo obtendo uma visão de mundo por meio outra perspectiva. Os discentes participantes da EJA pertencem aos mais diversos grupos sociais, portanto, suas concepções de leitura são moldadas a partir do ambiente ao qual estão inseridos e de suas vivências, desta forma, influenciando no processo de aprendizagem. Consequentemente, emerge a necessidade de promover debates voltados à capacitação de profissionais para trabalhar com este público e, assim, contribuir para a promoção de uma educação mais igualitária e inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.