CONTRIBUIÇÕES DAS TDICS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTRATÉGIAS EFICAZES E DESAFIOS.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108170 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 1210 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TDICS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTRATÉGIAS EFICAZES E DESAFIOS." "resumo" => "Esta pesquisa é uma pertinente reflexão acerca da contribuição da tecnologia para estudantes com deficiência intelectual. Pode se dizer que o desenvolvimento humano da pessoa com deficiência intelectual não é uma condição, é um sentido fixado a partir de um campo discursivo. A metodologia utilizada parte da pesquisa bibliográfica por meio de leituras realizadas em Aranha (2001), Campos e Martins (2016), além de embasar-se também na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015). A partir desta análise, localiza-se e problematiza-se o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual a partir do uso de TDIC no contexto escolar. A tecnologia, nesse caso, é vista como meio de alçar o aluno a um lugar de igualdade, sem aniquilar ou inferiorizar as características biológicas que constituem sua identidade. Este estudo trouxe considerações acerca da importância do professor criativo, pesquisador e adepto as novas tecnologias frente ao processo de desenvolvimento dos alunos com DI. Assim, tratando-se de pessoas com deficiência intelectual, objetiva-se investigar como as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) compõem os discursos sobre desenvolvimento humano do aluno com deficiência intelectual. Para que se possa oportunizar o acesso, a permanência e principalmente o envolvimento dos alunos, especialmente dos alunos com necessidades educacionais especiais nos espaços formais de educação, professores, especialistas e demais profissionais que atuam conjuntamente em escolas e aparelhos similares, apoiam-se na Tecnologia Assistiva – TA. Por fim, a análise demonstrou que o contexto escolar é um campo discursivo na qual circula diferentes discursos em torno do desenvolvimento humano do aluno com deficiência no que tange ao uso das TDIC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1210_TB220_19022024221446.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA GARCIA PESSOA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA GARCI" "autor_email" => "rosangelapg2018@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108170 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 1210 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TDICS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTRATÉGIAS EFICAZES E DESAFIOS." "resumo" => "Esta pesquisa é uma pertinente reflexão acerca da contribuição da tecnologia para estudantes com deficiência intelectual. Pode se dizer que o desenvolvimento humano da pessoa com deficiência intelectual não é uma condição, é um sentido fixado a partir de um campo discursivo. A metodologia utilizada parte da pesquisa bibliográfica por meio de leituras realizadas em Aranha (2001), Campos e Martins (2016), além de embasar-se também na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015). A partir desta análise, localiza-se e problematiza-se o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual a partir do uso de TDIC no contexto escolar. A tecnologia, nesse caso, é vista como meio de alçar o aluno a um lugar de igualdade, sem aniquilar ou inferiorizar as características biológicas que constituem sua identidade. Este estudo trouxe considerações acerca da importância do professor criativo, pesquisador e adepto as novas tecnologias frente ao processo de desenvolvimento dos alunos com DI. Assim, tratando-se de pessoas com deficiência intelectual, objetiva-se investigar como as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) compõem os discursos sobre desenvolvimento humano do aluno com deficiência intelectual. Para que se possa oportunizar o acesso, a permanência e principalmente o envolvimento dos alunos, especialmente dos alunos com necessidades educacionais especiais nos espaços formais de educação, professores, especialistas e demais profissionais que atuam conjuntamente em escolas e aparelhos similares, apoiam-se na Tecnologia Assistiva – TA. Por fim, a análise demonstrou que o contexto escolar é um campo discursivo na qual circula diferentes discursos em torno do desenvolvimento humano do aluno com deficiência no que tange ao uso das TDIC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1210_TB220_19022024221446.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA GARCIA PESSOA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA GARCI" "autor_email" => "rosangelapg2018@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }