A escola regular sempre foi uma instituição planejada para atender um determinado perfil de aluno, com o passar dos anos a demanda foi sendo modificada, no qual buscou se aprimorar com novas estratégias para os estudantes com necessidades especiais e, assim, foi exigindo uma mudança no ambiente escolar, tanto da sua estrutura com mais acessibilidade, quanto da equipe, buscando profissionais qualificados para atender a esse público. Sabemos que a educação inclusiva necessita de um maior cuidado, atenção e cautela, e por isso, faz-se necessário pensar em metodologias de ensino diferentes para as aulas de Geografia, considerando que cada aluno contém uma particularidade. Muitas das vezes a dificuldade para que seja possível colocar em pratica esse planejamento inclusivo é o ambiente escolar, a realidade das escolas onde não há estrutura apropriada e metodologia que atenda as especificidades das turmas com alunos portadores de necessidades educacionais especiais, vistos como obstáculos para professores e alunos. Usamos o método de pesquisa exploratória e bibliográfica, com aspecto quali-quantitativo com a finalidade de obter diferentes respostas pelos professores de geografia que foram entrevistados de forma remota, ao qual foi aplicado um questionário eletrônico com roteiro semiestruturado a 10 professores de Geografia das escolas públicas dos municípios de Feira Nova e Bom Jardim, no Estado de Pernambuco. Com a realização dessa pesquisa, observamos que existe uma carência na utilização de metodologias que facilitem o ensino-aprendizagem da educação inclusiva nas aulas de Geografia, a falta de estrutura e materiais nas instituições é o principal fator que impede tal prática, e a carência de um atendimento especializado, que acaba influenciando no trabalho do professor em sala de aula.