Pretende-se com o estudo contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas na tentativa de compreender os efeitos, limites e possibilidades educativas do ensino, partindo da perspectiva de uma educação para todos, tendo o aluno público alvo da educação especial como protagonista. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) enquanto novo conceito será a abordagem curricular em discussão por trazer em seu bojo práticas colaborativas e metodologias que buscam reduzir os fatores de natureza pedagógica que poderão dificultar o processo de ensino e aprendizagem em classes comuns. O intuito é ampliar o olhar sobre o DUA e suas nuances, pensando em uma escola capaz de proporcionar vivências exitosas, aprendizagens significativas e acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade. A metodologia envolve revisão da literatura de artigos que versam sobre o DUA enquanto resposta científica aos desafios para implementação de uma Educação de fato Inclusiva no sentido de promover avanços nas políticas de inclusão presente nas escolas. A busca sistemática resultou na seleção de 05 artigos indexados na base de dados do Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) acesso através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)-UNIFESSPA, utilizando login e senha institucionais para a busca, além da identificação no Meu espaço para criação de lista de bases de dados favoritas e posterior leitura organizada. Para a estratégia de busca foram utilizados os Operadores Booleanos AND, OR e NOT que atuam como palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos da pesquisa. Os resultados indicam que o DUA na perspectiva da inclusão escolar é um campo teórico com perspectivas que respaldam práticas pedagógicas que subsidiam a escolarização de todos os estudantes de modo que o ensino seja acessível e que contribua de forma equitativa aos estudantes com deficiência nas mesmas condições dos estudantes sem deficiência.