Este trabalho apresenta o relato de experiência oriundo da prática docente no Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves, situada na cidade de Patos no interior paraibano. Sabemos que a matemática se revela em nossos afazeres cotidianos, porém em sala de aula seu conteúdo tem sido recebido com extrema dificuldade pelos alunos, pois os assuntos requerem dos alunos atenção e raciocínio amplos, o que exige do docentes um olhar mais cauteloso, bem como exploração de metodologias mais eficazes. O presente trabalho surgiu da necessidade de trazer à tona os conhecimentos matemáticos, que proporcionasse aos alunos aplicação e correlação com a vida prática. O projeto teve como objetivo geral a compreensão das fórmulas e cálculos matemáticos relacionando-as com objetos do mundo físico e prática cotidiana. Dessa forma, realizou-se um trabalho baseado em aulas expositivas dialogadas, aplicação de atividades lúdicas e diferenciadas, com níveis gradativos de aprendizagem, incluindo desafios e atividades relacionados com a disciplina de Língua Portuguesa relacionando as questões problema ao ambiente que o aluno vive e se identifica. A metodologia deste trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, exploratória e participante segundo Gil (2002). Como resultado foi possível perceber o aprendizado significativo por parte dos discentes surdos e ouvintes, estes conseguiram abstrair as bases teóricas e resolver as questões propostas promovendo equidade e um ambiente genuinamente inclusivo.