A busca por novas metodologias de ensino que facilitem o processo ensino e aprendizagem vem atraindo a atenção dos docentes, nas suas diversas áreas. Então com a utilização desses recursos que podem ser exemplificadas através das vídeo-aulas, aplicativos, e-books, datashow, redes sociais e etc; pretende-se criar formas de estimular os alunos ao estudo dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, instigando-os a procura de novos conhecimentos, na qual buscamos a cada novo dia na profissão do educador, para auxiliar na aprendizagem do aluno que é de suma importância para seu desenvolvimento como pessoa perante a sociedade na qual estar inserido para exercer qualquer função. O projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder é um site que oferece simulações de matemática e ciências: divertidas, interativas, grátis, baseadas em pesquisas. As sims (simulações) PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através de exploração e da descoberta. Assim, vem ganhando grande importância no cenário da educação e pesquisas brasileiras, sendo aplicado em diversos ramos de estudos. Essa abordagem pode ajudar a superar algumas das barreiras de aprendizado enfrentadas por alunos com transtorno de espectro autista (TEA), proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e acessível. Nesse trabalho, utilizamos as sims visando desenvolver estratégias pedagógicas eficazes para alunos com TEA, especialmente no contexto da aritmética.