O USO DO SIMULADOR PHET NO ENSINO DA ARITMÉTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108638 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 3294 "titulo" => "O USO DO SIMULADOR PHET NO ENSINO DA ARITMÉTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "A busca por novas metodologias de ensino que facilitem o processo ensino e aprendizagem vem atraindo a atenção dos docentes, nas suas diversas áreas. Então com a utilização desses recursos que podem ser exemplificadas através das vídeo-aulas, aplicativos, e-books, datashow, redes sociais e etc; pretende-se criar formas de estimular os alunos ao estudo dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, instigando-os a procura de novos conhecimentos, na qual buscamos a cada novo dia na profissão do educador, para auxiliar na aprendizagem do aluno que é de suma importância para seu desenvolvimento como pessoa perante a sociedade na qual estar inserido para exercer qualquer função. O projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder é um site que oferece simulações de matemática e ciências: divertidas, interativas, grátis, baseadas em pesquisas. As sims (simulações) PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através de exploração e da descoberta. Assim, vem ganhando grande importância no cenário da educação e pesquisas brasileiras, sendo aplicado em diversos ramos de estudos. Essa abordagem pode ajudar a superar algumas das barreiras de aprendizado enfrentadas por alunos com transtorno de espectro autista (TEA), proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e acessível. Nesse trabalho, utilizamos as sims visando desenvolver estratégias pedagógicas eficazes para alunos com TEA, especialmente no contexto da aritmética." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3294_TB886_19052024085228.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANUBIA CRISTINA ALVES REIS" "autor_nome_curto" => "DANUBIA REIS" "autor_email" => "danubia.reis.uema.t4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108638 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 3294 "titulo" => "O USO DO SIMULADOR PHET NO ENSINO DA ARITMÉTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "A busca por novas metodologias de ensino que facilitem o processo ensino e aprendizagem vem atraindo a atenção dos docentes, nas suas diversas áreas. Então com a utilização desses recursos que podem ser exemplificadas através das vídeo-aulas, aplicativos, e-books, datashow, redes sociais e etc; pretende-se criar formas de estimular os alunos ao estudo dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, instigando-os a procura de novos conhecimentos, na qual buscamos a cada novo dia na profissão do educador, para auxiliar na aprendizagem do aluno que é de suma importância para seu desenvolvimento como pessoa perante a sociedade na qual estar inserido para exercer qualquer função. O projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder é um site que oferece simulações de matemática e ciências: divertidas, interativas, grátis, baseadas em pesquisas. As sims (simulações) PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através de exploração e da descoberta. Assim, vem ganhando grande importância no cenário da educação e pesquisas brasileiras, sendo aplicado em diversos ramos de estudos. Essa abordagem pode ajudar a superar algumas das barreiras de aprendizado enfrentadas por alunos com transtorno de espectro autista (TEA), proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e acessível. Nesse trabalho, utilizamos as sims visando desenvolver estratégias pedagógicas eficazes para alunos com TEA, especialmente no contexto da aritmética." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3294_TB886_19052024085228.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANUBIA CRISTINA ALVES REIS" "autor_nome_curto" => "DANUBIA REIS" "autor_email" => "danubia.reis.uema.t4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }