Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO PRISIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE: OPORTUNIDADES DE REMIÇÃO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de atendimento educacional ofertado em Unidades Prisionais do estado do Rio Grande do Norte (RN). Desenvolvemos projeto de extensão do IFRN- campus Natal Zona Leste para homens e mulheres privados de liberdade participarem de Círculos de Leitura de obras literárias e produção de textos. O projeto contou com a parceria do Tribunal de Justiça do RN e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP-RN) e foi realizado nos municípios de Caicó, Caraúbas e Mossoró. Nossa fundamentação teórica parte do artigo 5º da Constituição Federal que assegura o direito à educação a todos os cidadãos brasileiros e da lei estadual nº 10.182, de 21/02/2017, que prevê a remição da pena através da leitura e escrita e adotamos os pressupostos da educação não formal. A metodologia contemplou breve revisão bibliográfica sobre a educação prisional e análise das oficinas realizadas durante o projeto. Dos resultados obtidos destacamos: a) disparidade de níveis educacionais, apresentando dificuldade na compreensão dos textos e na elaboração escrita. b) os livros precisavam ser compartilhados por revezamento, ao longo da semana, pois não havia quantidade suficiente para todos. c)durante as oficinas, os debates e uso de músicas, poesias, imagens e vídeos sobre as obras literárias auxiliaram na compreensão dos textos d) os estudantes demonstraram evolução na leitura e escrita, além de melhor motivação e gosto para continuar os estudos. Consideramos que tal experiência contribuiu com a formação crítica e emancipadora dos estudantes privados de liberdade e construiu conexões com outras formas de expressões artísticas, como a música e poesia.

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