Este trabalho apresenta uma experiência de atendimento educacional ofertado em Unidades Prisionais do estado do Rio Grande do Norte (RN). Desenvolvemos projeto de extensão do IFRN- campus Natal Zona Leste para homens e mulheres privados de liberdade participarem de Círculos de Leitura de obras literárias e produção de textos. O projeto contou com a parceria do Tribunal de Justiça do RN e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP-RN) e foi realizado nos municípios de Caicó, Caraúbas e Mossoró. Nossa fundamentação teórica parte do artigo 5º da Constituição Federal que assegura o direito à educação a todos os cidadãos brasileiros e da lei estadual nº 10.182, de 21/02/2017, que prevê a remição da pena através da leitura e escrita e adotamos os pressupostos da educação não formal. A metodologia contemplou breve revisão bibliográfica sobre a educação prisional e análise das oficinas realizadas durante o projeto. Dos resultados obtidos destacamos: a) disparidade de níveis educacionais, apresentando dificuldade na compreensão dos textos e na elaboração escrita. b) os livros precisavam ser compartilhados por revezamento, ao longo da semana, pois não havia quantidade suficiente para todos. c)durante as oficinas, os debates e uso de músicas, poesias, imagens e vídeos sobre as obras literárias auxiliaram na compreensão dos textos d) os estudantes demonstraram evolução na leitura e escrita, além de melhor motivação e gosto para continuar os estudos. Consideramos que tal experiência contribuiu com a formação crítica e emancipadora dos estudantes privados de liberdade e construiu conexões com outras formas de expressões artísticas, como a música e poesia.