EDUCAÇÃO PRISIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE: OPORTUNIDADES DE REMIÇÃO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108086 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 1958 "titulo" => "EDUCAÇÃO PRISIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE: OPORTUNIDADES DE REMIÇÃO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de atendimento educacional ofertado em Unidades Prisionais do estado do Rio Grande do Norte (RN). Desenvolvemos projeto de extensão do IFRN- campus Natal Zona Leste para homens e mulheres privados de liberdade participarem de Círculos de Leitura de obras literárias e produção de textos. O projeto contou com a parceria do Tribunal de Justiça do RN e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP-RN) e foi realizado nos municípios de Caicó, Caraúbas e Mossoró. Nossa fundamentação teórica parte do artigo 5º da Constituição Federal que assegura o direito à educação a todos os cidadãos brasileiros e da lei estadual nº 10.182, de 21/02/2017, que prevê a remição da pena através da leitura e escrita e adotamos os pressupostos da educação não formal. A metodologia contemplou breve revisão bibliográfica sobre a educação prisional e análise das oficinas realizadas durante o projeto. Dos resultados obtidos destacamos: a) disparidade de níveis educacionais, apresentando dificuldade na compreensão dos textos e na elaboração escrita. b) os livros precisavam ser compartilhados por revezamento, ao longo da semana, pois não havia quantidade suficiente para todos. c)durante as oficinas, os debates e uso de músicas, poesias, imagens e vídeos sobre as obras literárias auxiliaram na compreensão dos textos d) os estudantes demonstraram evolução na leitura e escrita, além de melhor motivação e gosto para continuar os estudos. Consideramos que tal experiência contribuiu com a formação crítica e emancipadora dos estudantes privados de liberdade e construiu conexões com outras formas de expressões artísticas, como a música e poesia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1958_TB113_18022024214711.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ONÃ DE ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ONÃ" "autor_email" => "onadearaujo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108086 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 1958 "titulo" => "EDUCAÇÃO PRISIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE: OPORTUNIDADES DE REMIÇÃO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de atendimento educacional ofertado em Unidades Prisionais do estado do Rio Grande do Norte (RN). Desenvolvemos projeto de extensão do IFRN- campus Natal Zona Leste para homens e mulheres privados de liberdade participarem de Círculos de Leitura de obras literárias e produção de textos. O projeto contou com a parceria do Tribunal de Justiça do RN e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP-RN) e foi realizado nos municípios de Caicó, Caraúbas e Mossoró. Nossa fundamentação teórica parte do artigo 5º da Constituição Federal que assegura o direito à educação a todos os cidadãos brasileiros e da lei estadual nº 10.182, de 21/02/2017, que prevê a remição da pena através da leitura e escrita e adotamos os pressupostos da educação não formal. A metodologia contemplou breve revisão bibliográfica sobre a educação prisional e análise das oficinas realizadas durante o projeto. Dos resultados obtidos destacamos: a) disparidade de níveis educacionais, apresentando dificuldade na compreensão dos textos e na elaboração escrita. b) os livros precisavam ser compartilhados por revezamento, ao longo da semana, pois não havia quantidade suficiente para todos. c)durante as oficinas, os debates e uso de músicas, poesias, imagens e vídeos sobre as obras literárias auxiliaram na compreensão dos textos d) os estudantes demonstraram evolução na leitura e escrita, além de melhor motivação e gosto para continuar os estudos. Consideramos que tal experiência contribuiu com a formação crítica e emancipadora dos estudantes privados de liberdade e construiu conexões com outras formas de expressões artísticas, como a música e poesia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1958_TB113_18022024214711.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ONÃ DE ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ONÃ" "autor_email" => "onadearaujo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }