RESUMO O presente trabalho partiu da inquietação e da necessidade de abordar e realizar a avaliação qualitativa/inclusiva no ambiente escolar, respeitando as diferenças e a individualidade do estudante. Buscou associar metodologias ativas com resultados positivos de ensino aprendizagem, distinguindo avaliação qualitativa de avaliação quantitativa e estabelecendo pontos importantes para uma avaliação focada no desenvolvimento integral do estudante e na diminuição das violências causadas por métodos avaliativos punitivos. A presente pesquisa foi realizada de forma mista, combinando elementos de pesquisa quantitativa e qualitativa, a partir de formulários fechados, buscando obter uma compreensão mais completa do fenômeno em estudo. Com base nos estudos de Hoffmann,1992; Luckesi, 2002 e de Libâneo, 1991 e observados os desafios do século XXI, a pesquisa se tornou uma grande aliada para o alcance de bons resultados, não sendo esta o único caminho para a excelência, mas um evidenciar para os caminhos mais promissores e uma ponte para diagnosticar pontos importantes no processo de ensino aprendizagem e na formação do estudante enquanto pessoa humana. No entanto, os resultados obtidos indicam que os métodos avaliativos utilizados nas instituições de ensino básico necessitam de inovação e um dos caminhos mais seguros para a transformação dessa realidade é a oferta de formação continuada para os profissionais da educação, investimento no quadro de pessoal e na organização da infraestrutura das escolas. Promovendo a participação efetiva de todos.