A Lei 10.436 de Abril de 2002 trouxe as pessoas surdas um importante marco em sua história, através dela legitima a Libras como meio de comunicação das comunidades surdas e inclui a disciplina de Libras de forma obrigatória dentro das formações de magistério.Entretanto, após 22 anos da Lei da Libras observa-se que o número de profissionais preparados para educação de surdos ainda é escasso. Nesta perspectiva, o presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no processo formativo docente ao fim do curso com o Programa de Residência Pedagógica (PRP) para o projeto ENEM bilíngue, visando preparar alunos surdos para uma das maiores provas do ensino médio. Tendo em vista que a luta por espaços educacionais e por uma educação inclusiva de qualidade continua presente na busca por oportunidades para as pessoas surdas, o projeto ENEM bilíngue proporciona a integração entre profissionais de Libras e residentes do curso de biologia, oportunizando trocas de saberes e minimizando os desafios encontrados no dia a dia dentro de sala de aula contemplando também os discentes surdos. Diante disso, foi possível observar que o contato do docente com a Libras pode transformar a sala de aula através de estratégias visuais, trazendo a construção de slides, vídeos e materiais didáticos entre outros. Durante as aulas, os residentes participaram ativamente, sempre ao lado do intérprete e acompanhados pelo preceptor, garantindo que a aula ocorresse de maneira adequada e contribuindo para o rendimento dos alunos. Apesar dos desafios, as aulas tiveram bons resultados destacando a adesão dos discentes surdos em todas as atividades propostas e a contribuição de todos para que o processo de aprendizagem acontecesse de maneira qualitativa.