EMPATIA SINTÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS: OS CUSTOS COGNITIVOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108106 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 1716 "titulo" => "EMPATIA SINTÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS: OS CUSTOS COGNITIVOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente trabalho parte da ideia de que as relações entre as pessoas mudou muito com a chegada da internet e da lógica das redes sociais. A empatia, sentimento que possibilitou o agrupamento e assentamento de nossa espécie no alvorecer da nossa história, também pode ter sofrido mudanças graças a essas novas formas de relação interpessoal. Entendendo que a empatia é um sentimento essencial na relação entre os profissionais da educação e os alunos, e que a inclusão é um processo contínuo de se colocar no lugar do outro, o presente artigo realiza revisões de literatura com o termo “empatia” para diversos intervalos de tempo para embasar nossas afirmações. Entendemos também que a empatia é um sentimento custoso para o indivíduo, portanto, o trabalho também propõe uma nova noção de empatia, a “empatia sintética”, um termo emprestado da área da tecnologia da informação para uma empatia “artificial”, porém presente e consciente, uma forma de poupar professores dos custos cognitivos da empatia usual. Assim, é realizada uma nova revisão para compreender o termo “empatia sintética”, para que possamos entender o conceito e trazê-lo para a área das ciências humanas. Por fim, atrelamos essa empatia à inclusão educacional como uma ferramenta de proteção à saúde mental dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1716_TB141_09062024121151.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEITOR AYRES BELO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "HEITOR" "autor_email" => "heitor.ayres@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108106 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 1716 "titulo" => "EMPATIA SINTÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS: OS CUSTOS COGNITIVOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente trabalho parte da ideia de que as relações entre as pessoas mudou muito com a chegada da internet e da lógica das redes sociais. A empatia, sentimento que possibilitou o agrupamento e assentamento de nossa espécie no alvorecer da nossa história, também pode ter sofrido mudanças graças a essas novas formas de relação interpessoal. Entendendo que a empatia é um sentimento essencial na relação entre os profissionais da educação e os alunos, e que a inclusão é um processo contínuo de se colocar no lugar do outro, o presente artigo realiza revisões de literatura com o termo “empatia” para diversos intervalos de tempo para embasar nossas afirmações. Entendemos também que a empatia é um sentimento custoso para o indivíduo, portanto, o trabalho também propõe uma nova noção de empatia, a “empatia sintética”, um termo emprestado da área da tecnologia da informação para uma empatia “artificial”, porém presente e consciente, uma forma de poupar professores dos custos cognitivos da empatia usual. Assim, é realizada uma nova revisão para compreender o termo “empatia sintética”, para que possamos entender o conceito e trazê-lo para a área das ciências humanas. Por fim, atrelamos essa empatia à inclusão educacional como uma ferramenta de proteção à saúde mental dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1716_TB141_09062024121151.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEITOR AYRES BELO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "HEITOR" "autor_email" => "heitor.ayres@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }