Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108562
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 759
    "inscrito_id" => 3459
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "RESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se configura como um transtorno comportamental que afeta o desenvolvimento infantil de forma significativa. É caracterizado por alterações na interação social, na comunicação e por comportamentos repetitivos ou estereotipados. Nesse sentido, é no contexto escolar que se torna é essencial garantir que estudantes autistas, recebam o suporte adequado para alcançar todo o seu potencial através de reflexões e ações que promovam a inclusão. A compreensão de conceitos científicos por parte de estudantes autistas pode ocorrer de maneira diferente em comparação a seus colegas neurotípicos. Para que ocorra essa compreensão, é importante oferecer métodos de ensino adaptados às suas necessidades, além da promoção de uma comunicação clara e objetiva por parte dos professores. Por esses motivos, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar e elencar estratégias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com TEA no componente Ciências, para promover o entendimento de conceitos científicos na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tal, identificação, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas nas aulas de Ciências, com um recorte temporal entre 2015 a 2022. A coleta de informações para produção de dados foi realizada nas plataformas Periódicos Capes, Google Acadêmico e SciELO. Dos oito trabalhos selecionados as estratégias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de tecnologias e sequências didáticas. Estes resultados apontam para uma carência na área de Ensino de Ciências quanto a propostas metodológicas inclusivas, especialmente voltadas para estudantes com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3459_TB759_07072024181240.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANY ARAÚJO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANY"
    "autor_email" => "joseany.victor@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108562
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 759
    "inscrito_id" => 3459
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "RESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se configura como um transtorno comportamental que afeta o desenvolvimento infantil de forma significativa. É caracterizado por alterações na interação social, na comunicação e por comportamentos repetitivos ou estereotipados. Nesse sentido, é no contexto escolar que se torna é essencial garantir que estudantes autistas, recebam o suporte adequado para alcançar todo o seu potencial através de reflexões e ações que promovam a inclusão. A compreensão de conceitos científicos por parte de estudantes autistas pode ocorrer de maneira diferente em comparação a seus colegas neurotípicos. Para que ocorra essa compreensão, é importante oferecer métodos de ensino adaptados às suas necessidades, além da promoção de uma comunicação clara e objetiva por parte dos professores. Por esses motivos, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar e elencar estratégias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com TEA no componente Ciências, para promover o entendimento de conceitos científicos na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tal, identificação, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas nas aulas de Ciências, com um recorte temporal entre 2015 a 2022. A coleta de informações para produção de dados foi realizada nas plataformas Periódicos Capes, Google Acadêmico e SciELO. Dos oito trabalhos selecionados as estratégias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de tecnologias e sequências didáticas. Estes resultados apontam para uma carência na área de Ensino de Ciências quanto a propostas metodológicas inclusivas, especialmente voltadas para estudantes com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3459_TB759_07072024181240.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANY ARAÚJO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANY"
    "autor_email" => "joseany.victor@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

RESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se configura como um transtorno comportamental que afeta o desenvolvimento infantil de forma significativa. É caracterizado por alterações na interação social, na comunicação e por comportamentos repetitivos ou estereotipados. Nesse sentido, é no contexto escolar que se torna é essencial garantir que estudantes autistas, recebam o suporte adequado para alcançar todo o seu potencial através de reflexões e ações que promovam a inclusão. A compreensão de conceitos científicos por parte de estudantes autistas pode ocorrer de maneira diferente em comparação a seus colegas neurotípicos. Para que ocorra essa compreensão, é importante oferecer métodos de ensino adaptados às suas necessidades, além da promoção de uma comunicação clara e objetiva por parte dos professores. Por esses motivos, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar e elencar estratégias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com TEA no componente Ciências, para promover o entendimento de conceitos científicos na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tal, identificação, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas nas aulas de Ciências, com um recorte temporal entre 2015 a 2022. A coleta de informações para produção de dados foi realizada nas plataformas Periódicos Capes, Google Acadêmico e SciELO. Dos oito trabalhos selecionados as estratégias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de tecnologias e sequências didáticas. Estes resultados apontam para uma carência na área de Ensino de Ciências quanto a propostas metodológicas inclusivas, especialmente voltadas para estudantes com TEA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.