ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108562 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 759 "inscrito_id" => 3459 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "RESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se configura como um transtorno comportamental que afeta o desenvolvimento infantil de forma significativa. É caracterizado por alterações na interação social, na comunicação e por comportamentos repetitivos ou estereotipados. Nesse sentido, é no contexto escolar que se torna é essencial garantir que estudantes autistas, recebam o suporte adequado para alcançar todo o seu potencial através de reflexões e ações que promovam a inclusão. A compreensão de conceitos científicos por parte de estudantes autistas pode ocorrer de maneira diferente em comparação a seus colegas neurotípicos. Para que ocorra essa compreensão, é importante oferecer métodos de ensino adaptados às suas necessidades, além da promoção de uma comunicação clara e objetiva por parte dos professores. Por esses motivos, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar e elencar estratégias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com TEA no componente Ciências, para promover o entendimento de conceitos científicos na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tal, identificação, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas nas aulas de Ciências, com um recorte temporal entre 2015 a 2022. A coleta de informações para produção de dados foi realizada nas plataformas Periódicos Capes, Google Acadêmico e SciELO. Dos oito trabalhos selecionados as estratégias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de tecnologias e sequências didáticas. Estes resultados apontam para uma carência na área de Ensino de Ciências quanto a propostas metodológicas inclusivas, especialmente voltadas para estudantes com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3459_TB759_07072024181240.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANY ARAÚJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOSEANY" "autor_email" => "joseany.victor@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108562 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 759 "inscrito_id" => 3459 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "RESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se configura como um transtorno comportamental que afeta o desenvolvimento infantil de forma significativa. É caracterizado por alterações na interação social, na comunicação e por comportamentos repetitivos ou estereotipados. Nesse sentido, é no contexto escolar que se torna é essencial garantir que estudantes autistas, recebam o suporte adequado para alcançar todo o seu potencial através de reflexões e ações que promovam a inclusão. A compreensão de conceitos científicos por parte de estudantes autistas pode ocorrer de maneira diferente em comparação a seus colegas neurotípicos. Para que ocorra essa compreensão, é importante oferecer métodos de ensino adaptados às suas necessidades, além da promoção de uma comunicação clara e objetiva por parte dos professores. Por esses motivos, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar e elencar estratégias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com TEA no componente Ciências, para promover o entendimento de conceitos científicos na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tal, identificação, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas nas aulas de Ciências, com um recorte temporal entre 2015 a 2022. A coleta de informações para produção de dados foi realizada nas plataformas Periódicos Capes, Google Acadêmico e SciELO. Dos oito trabalhos selecionados as estratégias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de tecnologias e sequências didáticas. Estes resultados apontam para uma carência na área de Ensino de Ciências quanto a propostas metodológicas inclusivas, especialmente voltadas para estudantes com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3459_TB759_07072024181240.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANY ARAÚJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOSEANY" "autor_email" => "joseany.victor@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }