O objetivo deste trabalho é relatar nossas experiências concernentes ao ensino da Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos por intermédio do Narrativa Visual Lógico Didática. No projeto de extensão intitulado: Assessoria e Formação Para o Ensino de Português como L2 para Surdos (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, coordenado pela professora Dra. Edneia de Oliveira Alves, nós elaboramos o Recurso Didático Visual que subsidia o processo de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos. A produção do Recurso Didático Visual tem como base teórica a verbo-visualidade produzida por Brait (2009). Esse material é utilizado por três docentes da rede pública de ensino que lecionam em três cidades diferentes, sendo duas na Paraíba e uma no Rio Grande do Norte. As teorias que fundamentam a produção do Recurso Didático Visual são: tradução intersemiótica de Jakobson, a verbo-visualidade de Brait, reescrita de Marcushi e gramática reflexiva de Traváglia. Neste trabalho, iremos focar na construção da Narrativa Visual Lógico Didática produzida para o texto que trata sobre cidades que não registram crimes a mais de dez anos, que é um dos elementos que constitui o Recurso Didático Visual. O processo metodológico para a construção da Narrativa Visual Lógico Didática (NVLD) segue as seguintes etapas: escolha de um gênero textual; escolha de um texto na estrutura do gênero escolhido; leitura flutuante; escolha das imagens; montagem da narrativa visual lógico didática e das representações imagéticas didáticas. Como resultado, obtivemos um Recurso Didático Visual contendo 53 slides de powerpoint, dos quais 22 são utilizados especificamente para apresentar o texto em forma de NVLD. Esse material foi avaliado positivamente pelas professoras que empregaram-no em sala de aula.