A psicogênese da linguagem oral e escrita, conforme proposta por Emília Ferreiro, é um campo de estudo que revolucionou a compreensão do desenvolvimento da alfabetização infantil. Esta pesquisa visa explorar e analisar as contribuições de Emília Ferreiro para o entendimento da psicogênese da linguagem oral e escrita, examinando sua teoria em relação ao desenvolvimento da alfabetização. A justificativa implícita deste estudo reside na relevância do trabalho de Ferreiro para a prática educacional, fornecendo insights valiosos para educadores e pesquisadores sobre como compreender e apoiar o processo de aprendizagem da leitura e escrita na infância. A metodologia adotada neste estudo envolveu uma revisão sistemática da literatura sobre a teoria de Emília Ferreiro, incluindo análise de seus principais trabalhos, estudos empíricos que aplicaram sua abordagem e pesquisas que discutiram suas contribuições para a prática educacional. Este estudo destaca o impacto duradouro do trabalho de Emília Ferreiro no campo da alfabetização infantil, fornecendo uma base teórica sólida e insights práticos valiosos para educadores e pesquisadores interessados no desenvolvimento da linguagem oral e escrita na infância. Suas contribuições continuam a inspirar práticas educacionais centradas no aluno e sensíveis ao contexto sociocultural, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz.