A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108475 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 3162 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO" "resumo" => "A psicogênese da linguagem oral e escrita, conforme proposta por Emília Ferreiro, é um campo de estudo que revolucionou a compreensão do desenvolvimento da alfabetização infantil. Esta pesquisa visa explorar e analisar as contribuições de Emília Ferreiro para o entendimento da psicogênese da linguagem oral e escrita, examinando sua teoria em relação ao desenvolvimento da alfabetização. A justificativa implícita deste estudo reside na relevância do trabalho de Ferreiro para a prática educacional, fornecendo insights valiosos para educadores e pesquisadores sobre como compreender e apoiar o processo de aprendizagem da leitura e escrita na infância. A metodologia adotada neste estudo envolveu uma revisão sistemática da literatura sobre a teoria de Emília Ferreiro, incluindo análise de seus principais trabalhos, estudos empíricos que aplicaram sua abordagem e pesquisas que discutiram suas contribuições para a prática educacional. Este estudo destaca o impacto duradouro do trabalho de Emília Ferreiro no campo da alfabetização infantil, fornecendo uma base teórica sólida e insights práticos valiosos para educadores e pesquisadores interessados no desenvolvimento da linguagem oral e escrita na infância. Suas contribuições continuam a inspirar práticas educacionais centradas no aluno e sensíveis ao contexto sociocultural, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3162_TB637_05062024124336.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGLIDIMOGEAN BARBOZA BIDO" "autor_nome_curto" => "ANGLIDIMOGEAN" "autor_email" => "anglibbido@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108475 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 3162 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO" "resumo" => "A psicogênese da linguagem oral e escrita, conforme proposta por Emília Ferreiro, é um campo de estudo que revolucionou a compreensão do desenvolvimento da alfabetização infantil. Esta pesquisa visa explorar e analisar as contribuições de Emília Ferreiro para o entendimento da psicogênese da linguagem oral e escrita, examinando sua teoria em relação ao desenvolvimento da alfabetização. A justificativa implícita deste estudo reside na relevância do trabalho de Ferreiro para a prática educacional, fornecendo insights valiosos para educadores e pesquisadores sobre como compreender e apoiar o processo de aprendizagem da leitura e escrita na infância. A metodologia adotada neste estudo envolveu uma revisão sistemática da literatura sobre a teoria de Emília Ferreiro, incluindo análise de seus principais trabalhos, estudos empíricos que aplicaram sua abordagem e pesquisas que discutiram suas contribuições para a prática educacional. Este estudo destaca o impacto duradouro do trabalho de Emília Ferreiro no campo da alfabetização infantil, fornecendo uma base teórica sólida e insights práticos valiosos para educadores e pesquisadores interessados no desenvolvimento da linguagem oral e escrita na infância. Suas contribuições continuam a inspirar práticas educacionais centradas no aluno e sensíveis ao contexto sociocultural, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3162_TB637_05062024124336.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGLIDIMOGEAN BARBOZA BIDO" "autor_nome_curto" => "ANGLIDIMOGEAN" "autor_email" => "anglibbido@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }