Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A LEITURA COM OS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIAS NA ESCOLA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Essa pesquisa se baseia em um projeto de intervenção conduzido pelos professores do ensino regular dos anos iniciais do fundamental, juntamente com os docentes dos anos finais e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A análise voltou-se à prática pedagógica aplicada aos discentes da Educação Especial na E. M. E. F. Maria das Vitórias Pires Uchôa Queiroz, em Campina Grande/PB, na qual se pautou na educação inclusiva, com foco na Educação Especial, incorporando elementos da psicologia. Esse estudo visou articular aspectos inclusivos e didáticos, constatando a dificuldade de leitura da maioria dos educandos com deficiência física, autismo e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDH). O objetivo central dessa pesquisa foi promover e desenvolver a leitura por meio de jogos didáticos digitais. Ela almejou compreender e implementar ações que contribuíssem para o desenvolvimento cognitivo dos discentes em relação à leitura, propondo alternativas para fomentar o aprendizado e o domínio dessa habilidade. Para isso, adotou-se uma abordagem didática na qual os alunos aprenderam a ler de maneira lúdica, utilizando palavras cruzadas no mosaico, montando peças no quebra-cabeça para formá-las, construindo frases no labirinto e identificando palavras corretas no bingo com a utilização de uma roleta. O tema é relevante, pois evidencia a importância da utilização de jogos didáticos digitais no processo de aprendizagem de alunos com as dificuldades já mencionadas. Os resultados revelaram-se satisfatórios com os alunos, pois adquiriram habilidades de leitura de forma dinâmica, eficiente e célere, resultando em um aumento significativo na concentração e frequência escolar. Este trabalho foi fundamentado nas teorias de Vigotsky (1991), Piaget (2003), Libâneo (2003), Montessori (1965), a Lei Brasileira de Inclusão (2015), Declaração de Salamanca (1994), Constituição Federal (1988) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996).

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