REPRESENTATIVIDADE EM HQS: COMO OS PROTAGONISTAS PODEM AUXILIAR NA INCLUSÃO SOCIAL EM SALA DE AULA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108454 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 2879 "titulo" => "REPRESENTATIVIDADE EM HQS: COMO OS PROTAGONISTAS PODEM AUXILIAR NA INCLUSÃO SOCIAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "Há mais de uma década Decretos e Leis instituídas no Brasil auxiliam e asseguram os direitos das pessoas com deficiência, síndromes ou transtornos (Lei nº 10.436/02, Decreto nº 5.626/05, Decreto nº 6.949/09, Lei nº 13.146/15), buscando, assim, dar maior inclusão social e visibilidade a estas pessoas, assegurando sua efetiva cidadania. Mesmo assim, ainda vivenciamos situações de exclusão, inclusive no ambiente escolar. Uma educação escolar efetivamente inclusiva perpassa por oportunidades equânimes a todos, auxílio e apoio de diversos serviços de acordo com as especificidades de cada indivíduo. Esta assistência também se refere a práticas docentes, que promovam um processo de ensino-aprendizagem efetivo para todos os estudantes. Nesta perspectiva, a sala de aula e a instituição escolar devem oportunizar um ambiente acolhedor, rico em experiências que exponham os estudantes a diversidade, a fim de aprenderem a conviver com a diferença do outro, criando empatia e respeito ao próximo. Neste contexto, as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser vistas como recursos para o processo de inclusão, uma vez que, desde o ano 2000 no Brasil, houve uma mudança nas temáticas abordadas nos HQs, o que levou a criação de protagonistas com deficiências, síndromes ou atípicos, como: Tati (pessoa com Síndrome de Down), André (pessoa com Transtorno do Espectro Autista), Luca (pessoa com deficiência física), dentre outros. Nesta perspectiva: este trabalho tem por objetivos: explorar a utilização de HQs com personagens que representam a diversidade e a inclusão social; abordar a importância da utilização de HQs nas aulas como instrumento que auxilia no processo de inclusão; e, instigar o trabalho docente com leituras de HQs inclusivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2879_TB607_25052024131441.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Izabel Cristina" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108454 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 2879 "titulo" => "REPRESENTATIVIDADE EM HQS: COMO OS PROTAGONISTAS PODEM AUXILIAR NA INCLUSÃO SOCIAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "Há mais de uma década Decretos e Leis instituídas no Brasil auxiliam e asseguram os direitos das pessoas com deficiência, síndromes ou transtornos (Lei nº 10.436/02, Decreto nº 5.626/05, Decreto nº 6.949/09, Lei nº 13.146/15), buscando, assim, dar maior inclusão social e visibilidade a estas pessoas, assegurando sua efetiva cidadania. Mesmo assim, ainda vivenciamos situações de exclusão, inclusive no ambiente escolar. Uma educação escolar efetivamente inclusiva perpassa por oportunidades equânimes a todos, auxílio e apoio de diversos serviços de acordo com as especificidades de cada indivíduo. Esta assistência também se refere a práticas docentes, que promovam um processo de ensino-aprendizagem efetivo para todos os estudantes. Nesta perspectiva, a sala de aula e a instituição escolar devem oportunizar um ambiente acolhedor, rico em experiências que exponham os estudantes a diversidade, a fim de aprenderem a conviver com a diferença do outro, criando empatia e respeito ao próximo. Neste contexto, as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser vistas como recursos para o processo de inclusão, uma vez que, desde o ano 2000 no Brasil, houve uma mudança nas temáticas abordadas nos HQs, o que levou a criação de protagonistas com deficiências, síndromes ou atípicos, como: Tati (pessoa com Síndrome de Down), André (pessoa com Transtorno do Espectro Autista), Luca (pessoa com deficiência física), dentre outros. Nesta perspectiva: este trabalho tem por objetivos: explorar a utilização de HQs com personagens que representam a diversidade e a inclusão social; abordar a importância da utilização de HQs nas aulas como instrumento que auxilia no processo de inclusão; e, instigar o trabalho docente com leituras de HQs inclusivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2879_TB607_25052024131441.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Izabel Cristina" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }