O presente artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise de abordagens pedagógicas inclusivas e destacar o Desenho Universal de Aprendizagem-DUA como uma ferramenta central para a inclusão da PcD. Os estudos de Zerbato e Mendes (2018) asseguram que a complexidade das alterações no método de ensino, não são tarefas fáceis de serem executadas pelo professor do ensino regular. O professor precisa de suporte de uma rede de profissionais, recursos adequados, formação e outros elementos essenciais para proporcionar um ensino de qualidade. A inclusão escolar vai além do ambiente da sala de aula. O DUA é um conjunto de princípios baseados em pesquisa, constituindo um modelo prático para maximizar oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes, independentemente de serem público-alvo da educação especial ou não. O principal objetivo do DUA é auxiliar educadores e profissionais na adoção de métodos de ensino e aprendizagem adequados, selecionando e desenvolvendo materiais e métodos eficientes que sejam acessíveis a todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. A metodologia se desenvolverá a partir de uma revisão de literatura que contemple os estudos que abordam os avanços do uso e acesso do DUA no processo de ensino aprendizagem. Como resultados preliminares, destacamos que a utilização do DUA visa criar ambientes e materiais educacionais que atendam à diversidade de estilos de aprendizagem, uma estratégia promissora na construção de espaços educacionais inclusivos.