Ao longo do curso de licenciatura, especificamente nos períodos de início de práticas de estágio, nos deparamos com as seguintes declarações: Vou estagiar para quê? Estive na escola, já sei como é lá. Frases como essas nos fazem questionar se o curso licenciatura em Letras tem cumprindo seu papel maior de evidenciar a relevância do momento de estágio para formação e constituição do eu docente. Neste ínterim, esse trabalho emerge no intuito de discutir qual o lugar do estágio na formação docente e quais as estratégias movidas no intuito de potencializar práticas de estágio exitosas. Para isto, ancoramo-nos em teóricos como Freire (1996), Leal (2018), Pimenta (2008), Tardif (2000, 2014), realizaremos uma abordagem de cunho qualitativa, exploratória e pesquisa participante (Gil, 2008). Compreendemos o estágio como momento basilar na formação do discente, podendo representar instância multicultural transformadora, na medida em que permite o encontro entre culturas diferenciadas rumo a uma educação valorizadora da diversidade cultural e promotora do sucesso e da equidade.