Este trabalho trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado sobre a análise das práticas de ensino utilizadas por professores de Língua Portuguesa – LP, na modalidade escrita com estudantes surdos em salas de aula do ensino comum. A lei 10.436/2002 versa que o estudante surdo deve ter como primeira língua (L1) a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas que precisa ter domínio da Língua Portuguesa (LP) de maneira escrita. Com isso, o objetivo geral, consiste na investigação para saber se as práticas dos professores da disciplina de LP são adequadas para o ensino de segunda língua (L2) com estudantes surdos nas escolas públicas do ensino médio da cidade de São Luís – MA. A fim de alcançar os objetivos traçados, está sendo desenvolvida uma Pesquisa de Campo para que seja feita a Coleta dos Dados, de natureza Qualitativa, de método Aplicado, do tipo Exploratória e Descritiva, com procedimentos Documental e Bibliográficos. Na direção da organização e análise dos resultados, está sendo usada a teoria da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), executando e interpretando das informações coletadas. O embasamento teórico que sustenta o trabalho, é a teoria da aprendizagem/sociohistórica de Vigotski (2003), e visitando outros autores como: Libâneo (2013), Marcuschi (2007), Franco (2016), Lacerda (2013), Gil (2002), Quadros (2008), Rabelo (2012) entre outros. Acredita-se que a pesquisa, possibilitará uma reflexão crítica das práticas de ensino na disciplina de LP na produção textual escrita, desenvolvidas em salas comuns de perspectiva inclusiva, nas salas de recurso e com os estudantes surdos. Após a análise dos resultados, será produzido um e-book com propostas de práticas de ensino de L2 para auxiliarem professores de LP e da sala de recursos, na perspectiva do Ensino Colaborativo, a trabalharem com seus estudantes surdos auxiliando-os nas suas produções textuais com o foco no gênero textual dissertativo-argumentativo.