É sabido o papel dos gestores escolares na inclusão dos estudantes público da educação especial, que vai desde medidas que garantam o acesso deste estudante ao ambiente escolar e à escolarização, às medidas que proporcionem sua permanência, participação e aprendizado. Sabe-se também que o gestor possui atribuições específicas que visam o cuidado com o espaço físico da escola, mas também com todos os servidores lotados na instituição, de forma a realizar e motivar boas ações dentro do ambiente de trabalho, inclusive aquelas relacionadas à inclusão. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o papel da gestão escolar na garantia de direitos dos alunos público da educação especial, bem como apresentar o relato de duas Professoras de Educação Especial que atuam no Atendimento Educacional Especializado, na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública no interior do estado do Pará. Para tanto, toma-se como pressuposto teórico os estudos de Libâneo (2007), Luck (2007), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei Brasileira de Inclusão e diversos dispositivos legais que devem nortear o trabalho de profissionais empenhados com uma educação inclusiva de fato. Destaca-se que o município em questão possui legislação própria quanto aos direitos destes alunos e atribuições dos profissionais que com eles atuam.