Este artigo aborda a importância da inclusão no ambiente educacional, contextualizando o surgimento do termo "inclusão" nos anos 1990 e distinguindo entre os conceitos de educação inclusiva e inclusão total. No contexto brasileiro, são mencionadas as principais leis que regem a educação inclusiva, destacando a necessidade de superar desafios estruturais e capacitar professores para proporcionar uma educação de qualidade a todos os estudantes. A discussão se aprofunda no Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando os modelos médico e social de deficiência. A abordagem destaca a importância de conscientizar os estudantes sobre o TEA, considerando sua variabilidade e a necessidade de compreensão e aceitação. A metodologia proposta envolve a criação de uma peça teatral com personagens famosos, como Sia, Tim Burton e Messi, abordando o TEA de maneira informativa e envolvente. São detalhados o roteiro da peça, os personagens e os materiais necessários, buscando promover a conscientização e compreensão do TEA no ambiente escolar. Os resultados e discussões destacam a importância da peça teatral como uma ferramenta educativa inovadora, incentivando a participação ativa dos estudantes e promovendo a sensibilização sobre o autismo. São sugeridas atividades pós-peça, como discussões abertas e a produção de vídeos para compartilhamento em redes sociais, visando ampliar o impacto da iniciativa. O artigo conclui ressaltando que a proposta da peça teatral emerge como uma estratégia educativa impactante, buscando transcender as barreiras do ensino tradicional e promover uma abordagem mais inclusiva e informada sobre o TEA.