A CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CONCEITOS PELO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108083 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 1936 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CONCEITOS PELO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "Este trabalho aborda como favorecer a comunicação do estudante com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino superior por meio de uma intervenção pedagógica. Os objetivos foram identificar as estratégias de comunicação que o estudante com TEA usa para perceber o mundo sócio-histórico e cultural, reconhecer como esse sujeito o estudante com TEA representa suas experiências sociais, analisar como o uso de um novo repertório linguístico favorece a criação de estratégias na sua atuação cotidiana, e rever o uso das estratégias de intervenção para dinamizar a compreensão e a expressão de conceitos sociais, culturais e históricos pelo estudante em questão. Para desenvolver a proposta de intervenção pedagógica, foi feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa de natureza explicativa, recorrendo aos estudos do desenvolvimento humano histórico-cultural, iniciados com Lev Semionovich Vygotsky (1896-1934), e teóricos contemporâneos que trabalham a comunicação da pessoa com TEA, tais como Griesi e Sertié (2017), Mizael e Aiello (2013), Gomes e Mendes (2010), entre outros. Recorreu-se à pesquisa-ação como melhor estratégia de execução e observação dos resultados. As ferramentas usadas foram a plataforma Mentimeter e o aplicativo Jamboard, reconhecidos como de fácil acesso e uso, para estimular a reflexão e a expressão do estudante com TEA em atividades individuais e em grupo. O uso de tais ferramentas permitiu uma aproximação com o estudante, bem como compreender suas necessidades de comunicação e pensar em abordagens mais apropriadas de intervenção didático-pedagógica. Ao final, entende-se que a intervenção possibilitou a identificação de uma diversidade de elementos linguísticos e signos que são usados pelo estudante em seus discursos escritos e orais, a melhoria da sua expressão e compreensão conceitual a partir da ampliação de seu repertório linguístico e imagético, bem como apresentou ao mediador/professor a oportunidade de rever as estratégias que foram bem sucedidas e as que devem ser evitadas ou revisitadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1936_TB109_07062024200804.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA CRUZ MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Keila Cruz More" "autor_email" => "keila.moreira@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108083 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 1936 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CONCEITOS PELO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "Este trabalho aborda como favorecer a comunicação do estudante com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino superior por meio de uma intervenção pedagógica. Os objetivos foram identificar as estratégias de comunicação que o estudante com TEA usa para perceber o mundo sócio-histórico e cultural, reconhecer como esse sujeito o estudante com TEA representa suas experiências sociais, analisar como o uso de um novo repertório linguístico favorece a criação de estratégias na sua atuação cotidiana, e rever o uso das estratégias de intervenção para dinamizar a compreensão e a expressão de conceitos sociais, culturais e históricos pelo estudante em questão. Para desenvolver a proposta de intervenção pedagógica, foi feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa de natureza explicativa, recorrendo aos estudos do desenvolvimento humano histórico-cultural, iniciados com Lev Semionovich Vygotsky (1896-1934), e teóricos contemporâneos que trabalham a comunicação da pessoa com TEA, tais como Griesi e Sertié (2017), Mizael e Aiello (2013), Gomes e Mendes (2010), entre outros. Recorreu-se à pesquisa-ação como melhor estratégia de execução e observação dos resultados. As ferramentas usadas foram a plataforma Mentimeter e o aplicativo Jamboard, reconhecidos como de fácil acesso e uso, para estimular a reflexão e a expressão do estudante com TEA em atividades individuais e em grupo. O uso de tais ferramentas permitiu uma aproximação com o estudante, bem como compreender suas necessidades de comunicação e pensar em abordagens mais apropriadas de intervenção didático-pedagógica. Ao final, entende-se que a intervenção possibilitou a identificação de uma diversidade de elementos linguísticos e signos que são usados pelo estudante em seus discursos escritos e orais, a melhoria da sua expressão e compreensão conceitual a partir da ampliação de seu repertório linguístico e imagético, bem como apresentou ao mediador/professor a oportunidade de rever as estratégias que foram bem sucedidas e as que devem ser evitadas ou revisitadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1936_TB109_07062024200804.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA CRUZ MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Keila Cruz More" "autor_email" => "keila.moreira@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }