Este artigo aborda uma pesquisa em andamento sobre a questão étnico-racial nos livros didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na coleção "ÁPIS MAIS" e "A CONQUISTA". O estudo parte da constatação de conteúdos reduzidos sobre temáticas étnico-raciais nesses materiais. Mesmo após duas décadas da Lei n° 10.639/2003 e uma década e meia da Lei n° 11.645/2008. Considerando a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), questiona-se se houve mudanças significativas na abordagem dos povos indígenas e das populações negras. O objetivo geral é compreender como a temática étnico-racial é tratada nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos incluem verificar como a coleção "ÁPIS MAIS" e " A CONQUISTA" abordam os conteúdos étnico-raciais, analisar se os livros estão em conformidade com as normativas vigentes e comparar os conteúdos com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a BNCC. A metodologia adotada é de pesquisa bibliográfica e documental, de natureza quantitativa, qualitativa e descritiva. A análise dos dados está sendo realizada por meio da análise de conteúdo correlacionados a temática. O cronograma de atividades inclui levantamento bibliográfico, estudo dos livros didáticos e análise dos dados. Espera-se que este estudo contribua para ampliar o entendimento sobre a temática étnico-racial, aprimorando a formação de docentes comprometidos com uma educação antirracista.