LIMITAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE ESTRATÉGIAS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA AMAPAENSE Raimundo Gomez Luz Yollanda Karoline Costa Sousa Maria do Carmo Lobato da Silva RESUMO O relato de experiência tem por finalidade apresentar as reflexões sobre a aplicabilidade das estratégias do DUA vivenciadas numa escola do campo, na Comunidade de São Tomé do Pacuí, no município de Macapá, Estado do Amapá-AP. A experiência foi realizada em uma Escola Estadual, numa turma de 7° ano do Ensino Fundamental II, na turma em questão havia um estudo com deficiência auditiva. Esta prática teve como objetivo aplicar os princípios e estratégias do DUA no ensino de conceitos matemáticos, especificamente números inteiros e geometria, incluindo área, perímetros, ângulos, e a classificação dos ângulos. A construção e flexibilização do material didático para esta turma envolveu a criação de recursos visuais e táteis que envolvessem os princípios do engajamento, representação e facilitassem o entendimento e a interação dos alunos com o conteúdo matemático. Uma das estratégias chave foi a construção de sólidos geométricos, que serviu para ensinar conceitos geométricos de forma prática e interativa, tornando o aprendizado mais acessível para a turma toda. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma Escola Campo na comunidade do Pacuí. Identificamos como possíveis limitações, quando se utiliza um currículo único, um currículo padrão ilusório, desconsiderando as diversidades existentes no universo educacional, limitando a aprendizagem, configurando-se como uma barreira. Assim, observamos como resultado que utilizando prática de ensino por meio de um planejamento único, com mesmas estratégias, observamos como resultados desta experiência pedagógica que os princípios e estratégias do DUA contribuíram significativamente na construção e desenvolvimento de estratégias de ensino inclusivas e recursos didáticos flexíveis que colaboraram no apoio ao aprendizado de todos os estudantes, e atenderam a necessidade do aluno com deficiência auditiva. Os alunos demonstraram um melhor entendimento dos conceitos matemáticos abordados, além de maior engajamento e interesse pelas atividades desenvolvidas. Este sucesso sublinha a importância de adotar práticas de ensino flexíveis e universais, que possam responder às diversas necessidades de aprendizagem presentes em uma sala de aula. Palavras-chave: Desenho Universal de Aprendizagem. Experiência no contexto Amazônico. Ensino de Matemática.