A CRIAÇÃO DE APLICATIVOS E OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COM O DUA
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Tais recursos, podem ser variados como, por exemplo, jogos educacionais, audiolivros, podcasts, animações, vídeos, apresentações interativas, softwares e demais aplicativos e simulações virtuais, tais como: o PhET , o Labster, o SimScale, o Google Earth e muitos outros. Tomando como referência o conceito de reusabilidade, ou seja, a capacidade de um OVA ser utilizado em diferentes contextos educacionais, investigamos de que maneira os processos de adaptação para acessibilidade tecnológica (principalmente, legendas, tradução em Libras, leitores de tela e aplicativos com design acessível) são compreendidos e apropriadas por professores de robótica experientes. Ao longo de 9 aulas híbridas (5 online e 4 presenciais), os participantes da pesquisa estudaram ideias-chave sobre Tecnologias Assistivas, explorando diversas estratégicas pedagógicas para utilização de um OVA, considerando as especificidades de seus alunos e os contextos escolares em que atuam. 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