Um dos influentes do uso das tecnologias digitais é a competência digital, a qual pode ser desenvolvida de diferentes, maneiras, incluso autodidatismo, aprendizagem estimulada por contexto de trabalho ou educação, participação em programas específicos de TDICs e aprendizagem intergeracional. Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre competência digital e apresenta a contribuição das quatro maneiras de desenvolver competências digitais supramencionadas no uso ou abandono do smartphone por pessoas idosas. Trata-se de pesquisa qualitativa, que teve como métodos a revisão integrativa de literatura para delimitação de conceitos, realizada nas bases de dados especializadas Web of Science, IEEE, Scopus, ACM, Acervo CAPES e Scielo, e a observação de uso e a entrevista individual para entendimento da experiência das pessoas idosas com o smartphone. O resultado do estudo mostrou que cada um dos modos tem aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento de competências digitais e continuidade do uso e que há vários aspectos sociais e emocionais relacionados a cada um, como a confiança que as pessoas idosas têm em si para o uso e a proximidade com as pessoas que as apoiam. Espera-se que este estudo possa contribuir com o debate sobre a temática, ampliar a discussão sobre desenvolvimento de competências digitais, adesão e continuidade do uso de smartphones pelas pessoas idosas.