O objetivo deste estudo visa analisar os preceitos estabelecidos nos documentos e a concepção de educação inclusiva, conforme delineados pela Lei Brasileira de Inclusão, Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, bem como pelo acompanhamento integral dos educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, em consonância com as disposições da Lei 14.254 de 30 de novembro de 2021, o universo de pesquisa foi a rede pública municipal de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A gestão escolar democrática e participativa proporciona aos gestores e aos profissionais da escola que se tornem ativos em suas práticas de gestão e pedagógica, o que reflete na qualidade da educação para toda comunidade escolar. Pondera-se que a participação, na gestão e nas práticas pedagógicas são processos dialógicos e que visam a mediação de conflitos. Diante disso, é necessário ouvir responsáveis, comunidade e órgãos de representação, sendo esses os caminhos que devem ser trilhados para a construção da educação inclusiva. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, cujo levantamento de dados deu-se por revisão de literatura e pesquisa documental. O referencial teórico se alicerça em autores que dialogam com os estudos sobre educação, gestão e inclusão.Os resultados apontam que a inclusão, na escola pública municipal de Sapucaia do Sul, se encaminha para superar as barreiras na inclusão dos estudantes, permitindo sua inserção no espaço escolar em conformidade com a Legislação vigente, não somente para as questões físicas (estruturais), mas como também uma rede de profissionais capacitados para o atendimento a esses estudantes.