O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Ensino Colaborativo são abordagens universalistas baseadas em evidências científicas que têm em comum os seguintes pressupostos: estudantes são diversos entre si e únicos, ensino responsivo à diversidade, intervenção na classe comum com cerne no currículo padrão e objetivo de melhorar a qualidade do ensino para todos. Desse modo, como a prática docente baseada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem pode ser uma estratégia eficaz para promover a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na sala de aula comum? O DUA é uma possibilidade de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem desses estudantes. O objetivo desse artigo é investigar e analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a eficácia da prática docente baseada nos princípios do desenho universal para a aprendizagem para facilitar a inclusão e aprendizagem de estudantes com TEA. O estudo envolveu uma pesquisa exploratória por meio de revisão bibliográfica, com análise qualitativa de artigos científicos, dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre os objetos de estudo, desenho universal para a aprendizagem, ensino colaborativo e práticas pedagógicas. Os resultados apontam para a eficácia das práticas pedagógicas inclusivas baseadas nos princípios do DUA, com destaque para a colaboração entre os professores do ensino comum e da educação especial, promovendo a participação e o engajamento de estudantes com TEA. Estratégias como a flexibilidade de apresentação, expressão e engajamento foram identificadas como fundamentais para atender às necessidades individuais desses alunos.