Formar professores para os desafios contemporâneos, especialmente quando se trata do cenário da escola inclusiva, tem se constituído como uma tarefa complexa. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo problematizar o “lugar” da Educação Matemática Inclusiva no currículo dos cursos de formação inicial de professores de matemática, ofertados pelas Universidades Federais localizadas no estado da Paraíba. Dessa forma, ancoramos nossas discussões em referenciais teóricos da Educação Matemática na perspectiva inclusiva e da Educação Especial. Ao mesmo tempo, estabelecemos um diálogo com a formação inicial de professores de matemática. Assim, reafirmamos a importância da inclusão como uma concepção norteadora do trabalho docente, assumindo e desenvolvendo o processo de ensino e aprendizagem com equidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da busca dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) nas páginas das instituições que ofertam cursos de licenciatura em matemática. A partir disso, buscamos identificar como a abordagem de temáticas relacionadas à inclusão estão (ou não) presentes na grade curricular. Com isso, foram analisados cinco programas de curso que são oferecidos por duas instituições federais de ensino. A inclusão enquanto atitude docente emerge de uma formação que possibilite discutir e refletir essa abordagem na sala de aula, e além dela.