Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108510
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 1999
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE."
    "resumo" => "Este trabalho discute a função do Coordenador Pedagógico além dos desafios contidos no desenvolvimento de suas atividades burocráticas, visto o coordenador antes de tudo um bom administrador de relações interpessoais, cabendo a este tornar o ambiente de trabalho um lugar de reflexão e de crescimento teórico e prático, possibilitando aos demais professores da escola um espaço para reflexão sobre o fazer pedagógico, como parte de seu trabalho, também cabe orientar e planejar ações pedagógicas nas instituições de ensino. O presente estudo traz como objetivo investigar sobre a formação continuada dentro das próprias unidades de ensino tendo como articulador o coordenador pedagógico. De forma mais específica realizar um estudo bibliográfico sobre o papel do coordenador pedagógico como articulador da formação continuada de professores. Para um melhor embasamento teórico fez-se necessário a leitura das seguintes obras e autores: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/1996; Vasconcelos (2002); Cristov (1998) dentre outros. Com base nas discussões teóricas, infere-se a análise que o coordenador pedagógico é o profissional de grande relevância dentro da instituição de ensino, e em muitas das vezes é pouco discutido sobre seu papel como articulador de formação de professores. Vale ressaltar que através da formação continuada o docente passa por um processo de atualização de sua prática pedagógica de maneira que toda a comunidade escolar se beneficia. Durante todo o estudo conclui-se que o papel do coordenador precisa ser melhor compreendido e respeitado tanto por ele próprio, quanto pela equipe dos demais profissionais da escola. Onde toda a equipe de profissionais quanto os alunos, sintam-se mais fortalecidos pelos trabalhos realizados e com os resultados satisfatórios alcançados além de reconhecer e valorizar cada vez mais o trabalho do coordenador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1999_TB690_21042024185027.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108510
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 1999
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE."
    "resumo" => "Este trabalho discute a função do Coordenador Pedagógico além dos desafios contidos no desenvolvimento de suas atividades burocráticas, visto o coordenador antes de tudo um bom administrador de relações interpessoais, cabendo a este tornar o ambiente de trabalho um lugar de reflexão e de crescimento teórico e prático, possibilitando aos demais professores da escola um espaço para reflexão sobre o fazer pedagógico, como parte de seu trabalho, também cabe orientar e planejar ações pedagógicas nas instituições de ensino. O presente estudo traz como objetivo investigar sobre a formação continuada dentro das próprias unidades de ensino tendo como articulador o coordenador pedagógico. De forma mais específica realizar um estudo bibliográfico sobre o papel do coordenador pedagógico como articulador da formação continuada de professores. Para um melhor embasamento teórico fez-se necessário a leitura das seguintes obras e autores: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/1996; Vasconcelos (2002); Cristov (1998) dentre outros. Com base nas discussões teóricas, infere-se a análise que o coordenador pedagógico é o profissional de grande relevância dentro da instituição de ensino, e em muitas das vezes é pouco discutido sobre seu papel como articulador de formação de professores. Vale ressaltar que através da formação continuada o docente passa por um processo de atualização de sua prática pedagógica de maneira que toda a comunidade escolar se beneficia. Durante todo o estudo conclui-se que o papel do coordenador precisa ser melhor compreendido e respeitado tanto por ele próprio, quanto pela equipe dos demais profissionais da escola. Onde toda a equipe de profissionais quanto os alunos, sintam-se mais fortalecidos pelos trabalhos realizados e com os resultados satisfatórios alcançados além de reconhecer e valorizar cada vez mais o trabalho do coordenador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1999_TB690_21042024185027.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho discute a função do Coordenador Pedagógico além dos desafios contidos no desenvolvimento de suas atividades burocráticas, visto o coordenador antes de tudo um bom administrador de relações interpessoais, cabendo a este tornar o ambiente de trabalho um lugar de reflexão e de crescimento teórico e prático, possibilitando aos demais professores da escola um espaço para reflexão sobre o fazer pedagógico, como parte de seu trabalho, também cabe orientar e planejar ações pedagógicas nas instituições de ensino. O presente estudo traz como objetivo investigar sobre a formação continuada dentro das próprias unidades de ensino tendo como articulador o coordenador pedagógico. De forma mais específica realizar um estudo bibliográfico sobre o papel do coordenador pedagógico como articulador da formação continuada de professores. Para um melhor embasamento teórico fez-se necessário a leitura das seguintes obras e autores: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/1996; Vasconcelos (2002); Cristov (1998) dentre outros. Com base nas discussões teóricas, infere-se a análise que o coordenador pedagógico é o profissional de grande relevância dentro da instituição de ensino, e em muitas das vezes é pouco discutido sobre seu papel como articulador de formação de professores. Vale ressaltar que através da formação continuada o docente passa por um processo de atualização de sua prática pedagógica de maneira que toda a comunidade escolar se beneficia. Durante todo o estudo conclui-se que o papel do coordenador precisa ser melhor compreendido e respeitado tanto por ele próprio, quanto pela equipe dos demais profissionais da escola. Onde toda a equipe de profissionais quanto os alunos, sintam-se mais fortalecidos pelos trabalhos realizados e com os resultados satisfatórios alcançados além de reconhecer e valorizar cada vez mais o trabalho do coordenador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.