O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108510 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 690 "inscrito_id" => 1999 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE." "resumo" => "Este trabalho discute a função do Coordenador Pedagógico além dos desafios contidos no desenvolvimento de suas atividades burocráticas, visto o coordenador antes de tudo um bom administrador de relações interpessoais, cabendo a este tornar o ambiente de trabalho um lugar de reflexão e de crescimento teórico e prático, possibilitando aos demais professores da escola um espaço para reflexão sobre o fazer pedagógico, como parte de seu trabalho, também cabe orientar e planejar ações pedagógicas nas instituições de ensino. O presente estudo traz como objetivo investigar sobre a formação continuada dentro das próprias unidades de ensino tendo como articulador o coordenador pedagógico. De forma mais específica realizar um estudo bibliográfico sobre o papel do coordenador pedagógico como articulador da formação continuada de professores. Para um melhor embasamento teórico fez-se necessário a leitura das seguintes obras e autores: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/1996; Vasconcelos (2002); Cristov (1998) dentre outros. Com base nas discussões teóricas, infere-se a análise que o coordenador pedagógico é o profissional de grande relevância dentro da instituição de ensino, e em muitas das vezes é pouco discutido sobre seu papel como articulador de formação de professores. Vale ressaltar que através da formação continuada o docente passa por um processo de atualização de sua prática pedagógica de maneira que toda a comunidade escolar se beneficia. Durante todo o estudo conclui-se que o papel do coordenador precisa ser melhor compreendido e respeitado tanto por ele próprio, quanto pela equipe dos demais profissionais da escola. Onde toda a equipe de profissionais quanto os alunos, sintam-se mais fortalecidos pelos trabalhos realizados e com os resultados satisfatórios alcançados além de reconhecer e valorizar cada vez mais o trabalho do coordenador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1999_TB690_21042024185027.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108510 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 690 "inscrito_id" => 1999 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE." "resumo" => "Este trabalho discute a função do Coordenador Pedagógico além dos desafios contidos no desenvolvimento de suas atividades burocráticas, visto o coordenador antes de tudo um bom administrador de relações interpessoais, cabendo a este tornar o ambiente de trabalho um lugar de reflexão e de crescimento teórico e prático, possibilitando aos demais professores da escola um espaço para reflexão sobre o fazer pedagógico, como parte de seu trabalho, também cabe orientar e planejar ações pedagógicas nas instituições de ensino. O presente estudo traz como objetivo investigar sobre a formação continuada dentro das próprias unidades de ensino tendo como articulador o coordenador pedagógico. De forma mais específica realizar um estudo bibliográfico sobre o papel do coordenador pedagógico como articulador da formação continuada de professores. Para um melhor embasamento teórico fez-se necessário a leitura das seguintes obras e autores: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/1996; Vasconcelos (2002); Cristov (1998) dentre outros. Com base nas discussões teóricas, infere-se a análise que o coordenador pedagógico é o profissional de grande relevância dentro da instituição de ensino, e em muitas das vezes é pouco discutido sobre seu papel como articulador de formação de professores. Vale ressaltar que através da formação continuada o docente passa por um processo de atualização de sua prática pedagógica de maneira que toda a comunidade escolar se beneficia. Durante todo o estudo conclui-se que o papel do coordenador precisa ser melhor compreendido e respeitado tanto por ele próprio, quanto pela equipe dos demais profissionais da escola. Onde toda a equipe de profissionais quanto os alunos, sintam-se mais fortalecidos pelos trabalhos realizados e com os resultados satisfatórios alcançados além de reconhecer e valorizar cada vez mais o trabalho do coordenador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1999_TB690_21042024185027.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }