Esse artigo traz uma breve contextualização sobre a intersecção entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no âmbito da mediação pedagógica, investigando como essa sinergia pode oferecer uma abordagem mais abrangente e eficaz para a aprendizagem. Partindo dessa conceituação, propomos uma reflexão sobre como a integração sensível e planejada desses recursos pode tornar a educação mais inclusiva e alinhada aos desafios e oportunidades do século XXI. Considerando a abordagem universalista do desenho universal para a aprendizagem como estratégia pedagógica que proporciona apoios e desafios flexíveis, em que o professor é a principal fonte mediadora com o aluno, buscamos compreender como a utilização estratégica das TDICs alinhadas aos princípios do DUA pode promover uma educação que vai além da simples transmissão de conteúdo, abraçando a individualidade e as necessidades específicas de cada aluno. O estudo envolveu uma pesquisa exploratória por meio de revisão bibliográfica, com análise qualitativa de artigos científicos sobre o desenho universal para a aprendizagem e TDICs. A partir dessa análise foi possível perceber o potencial das TDICs na mediação pedagógica, mas também como sua convergência com os princípios do DUA pode ampliar horizontes, oferecendo um ambiente de aprendizagem que valoriza a diversidade, promove a equidade e fortalece o protagonismo dos alunos em seu processo educativo, entendendo que sozinha a tecnologia não é transformadora, mas ajuda a transformar quem está em transformação.