O Programa Braille Bricks (PBB) é uma iniciativa globalmente inovadora da Fundação Dorina Nowill para cegos (FDNC) em parceria com a Fundação LEGO, e com o apoio do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Assim, é realizada uma pesquisa para desenvolver o processo formativo de educadores para uso do LEGO Braille Bricks (LBB), de acordo com a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) como estratégia pedagógica. O objetivo é promover alfabetização inclusiva e o aprendizado do Sistema Braille de forma lúdica. As peças possuem o alfabeto Braille e a respectiva letra/número impressos, tornando-se um poderoso recurso no processo de alfabetização, inclusão e lazer de crianças com ou sem Deficiência Visual (DV). Os kits LBB são disponibilizados gratuitamente às secretarias municipais de educação e organizações especializadas em DV que firmam parceria com a FDNC. O objetivo desta pesquisa é analisar e apresentar o impacto do processo formativo do PBB, na alfabetização e na inclusão de estudantes com DV (cegueira e baixa visão) nos locais comtemplados e visitados pelos membros do programa. O método é qualitativo, e os dados foram coletados no decorrer das visitas, com produções de vídeos e fotos, tanto das atividades realizadas nas salas de aula, quanto dos depoimentos dos estudantes e professores. Os registros foram submetidos a uma análise de conteúdo usando o software MaxQDA. Como resultado, por meio dos registros, fica evidenciado que o uso no LBB nas atividades da sala de aula regular seguindo os pressupostos da abordagem CCS, contribuem significativamente para o aprendizado do Braille de forma lúdica e inclusiva para crianças com e sem DV no ambiente escolar.