Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108397
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 534
    "inscrito_id" => 3006
    "titulo" => "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D"
    "resumo" => "A utilização da impressora 3D para promover a inclusão de alunos do Ensino Médio com deficiência é uma abordagem inovadora que visa proporcionar oportunidades equitativas de aprendizado e participação. A impressão 3D é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, oferecendo uma ampla gama de aplicações em diversos campos, incluindo a Educação. O objetivo deste trabalho é explorar como a impressão 3D pode ser empregada como ferramenta pedagógica para promover a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar, incentivando sua participação ativa e seu desenvolvimento acadêmico e social. A metodologia adotada envolveu a seleção de alunos com diferentes tipos de deficiência, como visual, motora e auditiva, e a elaboração de atividades educacionais adaptadas às suas necessidades específicas, utilizando a impressora 3D como recurso central. Foram desenvolvidas aulas práticas que incentivaram a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos, proporcionando experiências de aprendizado significativas e inclusivas. Os resultados obtidos demonstraram melhorias significativas no engajamento dos alunos, na sua autoconfiança e na sua habilidade de expressar ideias e conceitos de forma tangível. Além disso, observou-se uma maior integração e interação entre os alunos com e sem deficiência, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos. Este trabalho destaca o potencial da impressora 3D como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com deficiência no ensino médio, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3006_TB534_21032024221923.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO ALEXANDRE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FABIO Alexandre"
    "autor_email" => "fabioalexandrecel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108397
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 534
    "inscrito_id" => 3006
    "titulo" => "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D"
    "resumo" => "A utilização da impressora 3D para promover a inclusão de alunos do Ensino Médio com deficiência é uma abordagem inovadora que visa proporcionar oportunidades equitativas de aprendizado e participação. A impressão 3D é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, oferecendo uma ampla gama de aplicações em diversos campos, incluindo a Educação. O objetivo deste trabalho é explorar como a impressão 3D pode ser empregada como ferramenta pedagógica para promover a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar, incentivando sua participação ativa e seu desenvolvimento acadêmico e social. A metodologia adotada envolveu a seleção de alunos com diferentes tipos de deficiência, como visual, motora e auditiva, e a elaboração de atividades educacionais adaptadas às suas necessidades específicas, utilizando a impressora 3D como recurso central. Foram desenvolvidas aulas práticas que incentivaram a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos, proporcionando experiências de aprendizado significativas e inclusivas. Os resultados obtidos demonstraram melhorias significativas no engajamento dos alunos, na sua autoconfiança e na sua habilidade de expressar ideias e conceitos de forma tangível. Além disso, observou-se uma maior integração e interação entre os alunos com e sem deficiência, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos. Este trabalho destaca o potencial da impressora 3D como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com deficiência no ensino médio, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3006_TB534_21032024221923.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO ALEXANDRE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FABIO Alexandre"
    "autor_email" => "fabioalexandrecel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A utilização da impressora 3D para promover a inclusão de alunos do Ensino Médio com deficiência é uma abordagem inovadora que visa proporcionar oportunidades equitativas de aprendizado e participação. A impressão 3D é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, oferecendo uma ampla gama de aplicações em diversos campos, incluindo a Educação. O objetivo deste trabalho é explorar como a impressão 3D pode ser empregada como ferramenta pedagógica para promover a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar, incentivando sua participação ativa e seu desenvolvimento acadêmico e social. A metodologia adotada envolveu a seleção de alunos com diferentes tipos de deficiência, como visual, motora e auditiva, e a elaboração de atividades educacionais adaptadas às suas necessidades específicas, utilizando a impressora 3D como recurso central. Foram desenvolvidas aulas práticas que incentivaram a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos, proporcionando experiências de aprendizado significativas e inclusivas. Os resultados obtidos demonstraram melhorias significativas no engajamento dos alunos, na sua autoconfiança e na sua habilidade de expressar ideias e conceitos de forma tangível. Além disso, observou-se uma maior integração e interação entre os alunos com e sem deficiência, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos. Este trabalho destaca o potencial da impressora 3D como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com deficiência no ensino médio, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.