A utilização da impressora 3D para promover a inclusão de alunos do Ensino Médio com deficiência é uma abordagem inovadora que visa proporcionar oportunidades equitativas de aprendizado e participação. A impressão 3D é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, oferecendo uma ampla gama de aplicações em diversos campos, incluindo a Educação. O objetivo deste trabalho é explorar como a impressão 3D pode ser empregada como ferramenta pedagógica para promover a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar, incentivando sua participação ativa e seu desenvolvimento acadêmico e social. A metodologia adotada envolveu a seleção de alunos com diferentes tipos de deficiência, como visual, motora e auditiva, e a elaboração de atividades educacionais adaptadas às suas necessidades específicas, utilizando a impressora 3D como recurso central. Foram desenvolvidas aulas práticas que incentivaram a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos, proporcionando experiências de aprendizado significativas e inclusivas. Os resultados obtidos demonstraram melhorias significativas no engajamento dos alunos, na sua autoconfiança e na sua habilidade de expressar ideias e conceitos de forma tangível. Além disso, observou-se uma maior integração e interação entre os alunos com e sem deficiência, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos. Este trabalho destaca o potencial da impressora 3D como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com deficiência no ensino médio, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno.