TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108397 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 3006 "titulo" => "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D" "resumo" => "A utilização da impressora 3D para promover a inclusão de alunos do Ensino Médio com deficiência é uma abordagem inovadora que visa proporcionar oportunidades equitativas de aprendizado e participação. A impressão 3D é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, oferecendo uma ampla gama de aplicações em diversos campos, incluindo a Educação. O objetivo deste trabalho é explorar como a impressão 3D pode ser empregada como ferramenta pedagógica para promover a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar, incentivando sua participação ativa e seu desenvolvimento acadêmico e social. A metodologia adotada envolveu a seleção de alunos com diferentes tipos de deficiência, como visual, motora e auditiva, e a elaboração de atividades educacionais adaptadas às suas necessidades específicas, utilizando a impressora 3D como recurso central. Foram desenvolvidas aulas práticas que incentivaram a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos, proporcionando experiências de aprendizado significativas e inclusivas. Os resultados obtidos demonstraram melhorias significativas no engajamento dos alunos, na sua autoconfiança e na sua habilidade de expressar ideias e conceitos de forma tangível. Além disso, observou-se uma maior integração e interação entre os alunos com e sem deficiência, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos. Este trabalho destaca o potencial da impressora 3D como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com deficiência no ensino médio, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3006_TB534_21032024221923.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO ALEXANDRE SANTOS" "autor_nome_curto" => "FABIO Alexandre" "autor_email" => "fabioalexandrecel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108397 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 3006 "titulo" => "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D" "resumo" => "A utilização da impressora 3D para promover a inclusão de alunos do Ensino Médio com deficiência é uma abordagem inovadora que visa proporcionar oportunidades equitativas de aprendizado e participação. A impressão 3D é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, oferecendo uma ampla gama de aplicações em diversos campos, incluindo a Educação. O objetivo deste trabalho é explorar como a impressão 3D pode ser empregada como ferramenta pedagógica para promover a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar, incentivando sua participação ativa e seu desenvolvimento acadêmico e social. A metodologia adotada envolveu a seleção de alunos com diferentes tipos de deficiência, como visual, motora e auditiva, e a elaboração de atividades educacionais adaptadas às suas necessidades específicas, utilizando a impressora 3D como recurso central. Foram desenvolvidas aulas práticas que incentivaram a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos, proporcionando experiências de aprendizado significativas e inclusivas. Os resultados obtidos demonstraram melhorias significativas no engajamento dos alunos, na sua autoconfiança e na sua habilidade de expressar ideias e conceitos de forma tangível. Além disso, observou-se uma maior integração e interação entre os alunos com e sem deficiência, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos. Este trabalho destaca o potencial da impressora 3D como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com deficiência no ensino médio, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3006_TB534_21032024221923.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO ALEXANDRE SANTOS" "autor_nome_curto" => "FABIO Alexandre" "autor_email" => "fabioalexandrecel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }