GEOGRAFIA E INCLUSÃO: O USO DA PINTURA COMO ATIVIDADE ADAPTADA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA SALA DE AULA.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108332 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 968 "titulo" => "GEOGRAFIA E INCLUSÃO: O USO DA PINTURA COMO ATIVIDADE ADAPTADA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA SALA DE AULA." "resumo" => "No cenário atual, na qual encontramos inúmeros desafios para se fazer uma educação inclusiva, encontra-se caminhos, que por mais difíceis que sejam, garantem que os estudantes vivam uma educação inclusiva, para isso, é necessário que o professor busque alternativas que garantam essa efetivação. Diante disso, o presente artigo tem como finalidade analisar a importância de atividades adaptadas em sala de aula, em especial, o uso da pintura, para que os alunos autistas consigam participar das aulas de Geografia, bem como analisar os impactos positivos para a vida do aluno autista. Assim, a pesquisa e de cunho qualitativo e buscou-se por meio de revisões bibliográficas assuntos que falassem sobre a importância de atividades adaptadas para a inclusão. Desse modo, a pesquisa aconteceu na escola ECI Professor Itan Pereira, na 3° série do ensino médio, no município de Campina Grande – PB, dessa forma, foi realizado uma pesquisa através atividades de pinturas sobre os conteúdos de Geografia na sala da 3° série do ensino médio. Finda a pesquisa em sala, notou-se que foi se suma importância trabalhar com a pintura, visto que os autistas se adaptaram as atividades propostas e que entenderam o conteúdo proposto. Visando pensar em atividades em que todos possam participar, o uso da pintura se mostrou bastante positivo para trabalhar com os alunos da 3° do ensino médio da escola ECI Professor Itan Pereira, em Campina Grande – PB." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID968_TB438_25052024084500.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA KELLY RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vkellyrod@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108332 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 968 "titulo" => "GEOGRAFIA E INCLUSÃO: O USO DA PINTURA COMO ATIVIDADE ADAPTADA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA SALA DE AULA." "resumo" => "No cenário atual, na qual encontramos inúmeros desafios para se fazer uma educação inclusiva, encontra-se caminhos, que por mais difíceis que sejam, garantem que os estudantes vivam uma educação inclusiva, para isso, é necessário que o professor busque alternativas que garantam essa efetivação. Diante disso, o presente artigo tem como finalidade analisar a importância de atividades adaptadas em sala de aula, em especial, o uso da pintura, para que os alunos autistas consigam participar das aulas de Geografia, bem como analisar os impactos positivos para a vida do aluno autista. Assim, a pesquisa e de cunho qualitativo e buscou-se por meio de revisões bibliográficas assuntos que falassem sobre a importância de atividades adaptadas para a inclusão. Desse modo, a pesquisa aconteceu na escola ECI Professor Itan Pereira, na 3° série do ensino médio, no município de Campina Grande – PB, dessa forma, foi realizado uma pesquisa através atividades de pinturas sobre os conteúdos de Geografia na sala da 3° série do ensino médio. Finda a pesquisa em sala, notou-se que foi se suma importância trabalhar com a pintura, visto que os autistas se adaptaram as atividades propostas e que entenderam o conteúdo proposto. Visando pensar em atividades em que todos possam participar, o uso da pintura se mostrou bastante positivo para trabalhar com os alunos da 3° do ensino médio da escola ECI Professor Itan Pereira, em Campina Grande – PB." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID968_TB438_25052024084500.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA KELLY RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vkellyrod@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }