Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS DO CAPARAÓ CAPIXABA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este resumo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) da Universidade Federal do Espírito Santo. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as políticas de Educação voltadas para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos municípios do Caparaó Capixaba estão sendo implementadas. O estudo fundamenta-se em autores que tratam de políticas de educação especial, como Kassar, Prieto, Garcia e outros. Para tanto, nossa metodologia, pauta-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com análise documental e entrevistas semiestruturadas voltadas às Políticas Municipais de Educação Especial. Participaram da pesquisa, profissionais da educação de três municípios da região do Caparaó Capixaba. Sendo quatro (04) professores de Educação Especial, quatro(04) professores de sala regular, três(03) coordenadores pedagógicos, uma(01) pedagoga e três(01) representantes das Secretarias de Educação, responsáveis pela Educação Especial de cada município. A análise dos dados segue os princípios da técnica de análise de conteúdo de Bardin, a partir das transcrições das entrevistas. Os resultados indicam uma oferta educacional que não atende às necessidades dos estudantes e, muitas vezes, os exclui da escola, devido à falta diretrizes, de recursos de acessibilidade, de práticas adequadas e de profissionais qualificados. Há falhas no processo de formação docente e no relacionamento entre a Universidade e as redes municipais, sendo necessário estabelecer/estreitar vínculos entre esses órgãos. Essas constatações indicam a necessidade de uma reformulação das políticas públicas com o objetivo de sistematizar práticas pedagógicas escolares eficazes, através de investimentos em infraestrutura, em formação docente e de diretrizes claras para a inclusão escolar.

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