Este trabalho investiga o papel fundamental dos professores na promoção da educação inclusiva, examinando suas competências, desafios e necessidades de capacitação. A educação inclusiva busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades e características, tenham acesso a uma educação de qualidade. Neste contexto, os professores desempenham um papel central como agentes de mudança e facilitadores do aprendizado para todos os alunos. No entanto, enfrentam diversos desafios, incluindo a diversidade de necessidades dos alunos, a falta de recursos e o apoio inadequado. Este estudo explora as competências essenciais que os professores precisam desenvolver para promover a inclusão, tais como empatia, adaptação curricular, colaboração e liderança. Além disso, discute os desafios enfrentados pelos professores, como a falta de formação específica em educação inclusiva e as barreiras estruturais nas escolas. Por fim, destaca a importância da capacitação contínua e do apoio institucional para fortalecer as habilidades dos professores e promover uma cultura inclusiva nas escolas. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda do papel dos professores na fomentação da educação inclusiva e oferece percepções valiosos para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais inclusivas e equitativas.