No âmbito escolar observamos como os docentes e discentes caminham nas trajetórias para inclusão nas salas de aula, especificamente nas entrelinhas das metodologias e recursos que auxiliam o aluno no ensino aprendizagem, sendo agentes do percurso do tema abordando nas aulas de história. Metodologias ativas representam uma abordagem dinâmica e participativa no processo educacional, onde os discentes assumem um papel central em sua própria aprendizagem. Objetiva-se analisar e problematizar como essas metodologias incentivam a colaboração, a reflexão crítica e a aplicação prática do conhecimento, proporcionando experiências significativas. Através de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, observa-se a pratica de como essas interações do ensino de história e metodologias ativas promovem a interação entre os discentes e o uso de diversas ferramentas e recursos, como debates, estudos de caso, projetos práticos, simulações e tecnologias educacionais. O ensino de história com metodologias ativas oferecem uma abordagem estimulante e envolvente para investigar o passado e compreender suas conexões com o presente. O ensino de história e a inclusão caminham juntas para uma educação mais acessível, onde todos os alunos se sintam valorizados e representados na narrativa histórica. Fomentar o diálogo aberto e respeitoso sobre temas históricos sensíveis, estimulando a empatia e a compreensão conjunta entre os alunos. Isso ajuda a construir uma comunidade escolar mais inclusiva e tolerante.