Com os constantes avanços da educação, diversos recursos tecnológicos passaram a ser usados como ferramentas de ensino com distintas finalidades pedagógicas, cabendo destacar neste cenário a ascensão da inteligência artificial. Na perspectiva da educação inclusiva, destaca-se a Tecnologia Assistiva que é direcionada para a construção de uma educação autônoma, um saber aplicado para a formulação de respostas/soluções de problemas que estejam sendo enfrentados por alunos com algum tipo de deficiência. Diante disso, o presente artigo objetiva apresentar alguns dos recursos da Tecnologia Assistiva com inteligência artificial para o público elegível da educação especial (deficiências sensoriais, múltiplas, físicas, intelectuais, transtorno do espectro autista - TEA e altas habilidades/superdotação). Para tanto, foi adotada uma pesquisa exploratória de procedimento bibliográfica sendo selecionados quatro recursos digitais: a plataforma/aplicativo VLibras, o software XULIA e os aplicativos Google Assistent e Livox, expressando suas características e potencialidades. Contudo, é crucial ressaltar que a implementação de recursos da Tecnologia Assistiva com inteligência artificial no espaço educacional deve ser acompanhada por uma abordagem pedagógica sensível e adaptativa, considerando as demandas e os desafios que cada instituição de ensino apresenta, sendo necessário uma formação continuada para o uso efetivo dessas ferramentas, garantindo que a inclusão não seja apenas tecnológica, mas também humana.