A integração de tecnologias na educação tem sido reconhecida como uma ferramenta fundamental para impulsionar a inovação e a acessibilidade no ambiente educacional. Nesse sentido, torna-se interessante a adoção de estratégias psicopedagógicas para implementação dessas tecnologias no processo de aprendizagem, especialmente no que se refere às tecnologias assistivas. A Inteligência Artificial tem desempenhado um papel significativo ao oferecer suporte adaptativo aos educadores, permitindo a atualização de materiais de ensino de forma personalizada para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiências específicas. Portanto, este estudo concentra-se na integração de tecnologias na educação, destacando sua importância na promoção da inovação e no apoio à aprendizagem inclusiva. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica com a implementação prática de tecnologias assistivas, sendo abordado o uso da realidade virtual, inteligência artificial, dispositivos móveis e softwares educacionais. Quanto à fundamentação teórica, traz à baila abordagens pedagógicas como o construtivismo e a sociointeracionismo, visando compreender como as tecnologias podem ser integradas de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem. A integração de tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial tem demonstrado aumento da motivação e interação dos alunos, portanto, entre os resultados esperados, está a revelação do potencial das tecnologias aplicadas à educação e como elas podem promover a educação inclusiva. Esse estudo visa não apenas identificar os benefícios das tecnologias na educação, mas também reconhecer os desafios associados à sua implementação. Assim, espera-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento de políticas educacionais mais abrangentes e práticas psicopedagógicas mais eficazes, visando criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e inclusivos para todos os alunos.