APRENDIZAGEM ADAPTATIVA: PERSPECTIVAS PSICOPEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108650 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 902 "inscrito_id" => 3500 "titulo" => "APRENDIZAGEM ADAPTATIVA: PERSPECTIVAS PSICOPEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA" "resumo" => "A integração de tecnologias na educação tem sido reconhecida como uma ferramenta fundamental para impulsionar a inovação e a acessibilidade no ambiente educacional. Nesse sentido, torna-se interessante a adoção de estratégias psicopedagógicas para implementação dessas tecnologias no processo de aprendizagem, especialmente no que se refere às tecnologias assistivas. A Inteligência Artificial tem desempenhado um papel significativo ao oferecer suporte adaptativo aos educadores, permitindo a atualização de materiais de ensino de forma personalizada para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiências específicas. Portanto, este estudo concentra-se na integração de tecnologias na educação, destacando sua importância na promoção da inovação e no apoio à aprendizagem inclusiva. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica com a implementação prática de tecnologias assistivas, sendo abordado o uso da realidade virtual, inteligência artificial, dispositivos móveis e softwares educacionais. Quanto à fundamentação teórica, traz à baila abordagens pedagógicas como o construtivismo e a sociointeracionismo, visando compreender como as tecnologias podem ser integradas de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem. A integração de tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial tem demonstrado aumento da motivação e interação dos alunos, portanto, entre os resultados esperados, está a revelação do potencial das tecnologias aplicadas à educação e como elas podem promover a educação inclusiva. Esse estudo visa não apenas identificar os benefícios das tecnologias na educação, mas também reconhecer os desafios associados à sua implementação. Assim, espera-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento de políticas educacionais mais abrangentes e práticas psicopedagógicas mais eficazes, visando criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e inclusivos para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3500_TB902_10052024135701.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ DE LIRA CALADO" "autor_nome_curto" => "Miriã Calado" "autor_email" => "micalado7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108650 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 902 "inscrito_id" => 3500 "titulo" => "APRENDIZAGEM ADAPTATIVA: PERSPECTIVAS PSICOPEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA" "resumo" => "A integração de tecnologias na educação tem sido reconhecida como uma ferramenta fundamental para impulsionar a inovação e a acessibilidade no ambiente educacional. Nesse sentido, torna-se interessante a adoção de estratégias psicopedagógicas para implementação dessas tecnologias no processo de aprendizagem, especialmente no que se refere às tecnologias assistivas. A Inteligência Artificial tem desempenhado um papel significativo ao oferecer suporte adaptativo aos educadores, permitindo a atualização de materiais de ensino de forma personalizada para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiências específicas. Portanto, este estudo concentra-se na integração de tecnologias na educação, destacando sua importância na promoção da inovação e no apoio à aprendizagem inclusiva. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica com a implementação prática de tecnologias assistivas, sendo abordado o uso da realidade virtual, inteligência artificial, dispositivos móveis e softwares educacionais. Quanto à fundamentação teórica, traz à baila abordagens pedagógicas como o construtivismo e a sociointeracionismo, visando compreender como as tecnologias podem ser integradas de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem. A integração de tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial tem demonstrado aumento da motivação e interação dos alunos, portanto, entre os resultados esperados, está a revelação do potencial das tecnologias aplicadas à educação e como elas podem promover a educação inclusiva. Esse estudo visa não apenas identificar os benefícios das tecnologias na educação, mas também reconhecer os desafios associados à sua implementação. Assim, espera-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento de políticas educacionais mais abrangentes e práticas psicopedagógicas mais eficazes, visando criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e inclusivos para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3500_TB902_10052024135701.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ DE LIRA CALADO" "autor_nome_curto" => "Miriã Calado" "autor_email" => "micalado7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }