Este texto destina-se a fornecer aos educadores uma abordagem prática e inclusiva para desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos, sem expô-los desnecessariamente. A metodologia adotada se ampara em uma abordagem qualitativa com o enfoque na exposição do detalhamento do processo de implementação do jogo na sala de aula, incluindo a preparação prévia. O método proposto é o uso do jogo de cartas "O Que Eu Sinto?", que consiste em uma série de cartas com imagens representando diferentes emoções, como tristeza, angústia, alegria, raiva, felicidade, entre outras. Ao utilizar este jogo, os professores podem criar um ambiente seguro e estimulante para que os alunos expressem suas emoções de forma não verbal, através da seleção das cartas que melhor representam o que estão sentindo. Isso permite que os alunos desenvolvam a consciência emocional, identificando e compreendendo suas próprias emoções e as dos outros. Além disso, o jogo promove a empatia, uma vez que os alunos são incentivados a reconhecer e validar os sentimentos de seus colegas. Por meio dessa abordagem lúdica e interativa, os educadores podem trabalhar aspectos fundamentais das habilidades socioemocionais, como a regulação emocional, a resolução de conflitos e o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Dessa forma, contribui-se para a construção de um ambiente escolar inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados e respeitados em sua diversidade emocional, bem como reflete sobre os desafios e oportunidades associados à implementação do jogo na prática educativa.