A pesquisa, inserida no projeto EXPO, com tema central “Tropicalismo: uma viagem pela arte e cultura brasileira”, busca explorar como a diversidade das manifestações do movimento tropicália pode contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes atípicos do Colégio Buarque Gusmão nos anos fundamentais. Durante a investigação, foram desenvolvidas sequências didáticas em formato de oficinas, utilizando recursos pedagógicos como jogos, mapas táteis, sensoriais e texturais para aprimorar a compreensão do espaço geográfico e das distintas regiões do país. Os esforços da pesquisa têm como objetivo central discutir e propor atividades didático-pedagógicas relacionadas ao movimento tropicália, promovendo abordagens transversais nas relações entre sociedade, região e diversidade cultural na disciplina da Geografia. Destaca-se a importância da linguagem artística no espaço geográfico, evidenciando a conexão entre arte e Geografia. Essa abordagem ativa é considerada relevante tanto para a educação básica quanto para a interação dos estudantes atípicos, contribuindo para mitigar a exclusão e favorecer o processo de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos. O espaço escolar e científico desempenha um papel fundamental na abordagem eficaz da leitura do espaço geográfico sob a ótica do movimento tropicália na década de 70. Com certeza, é possível afirmar que a linguagem artística se aprofunda no contexto geográfico, evidenciando uma conexão intrínseca entre arte e Geografia. Essa relação pode ser objeto de discussão, oferecendo contribuições valiosas para o desenvolvimento de metodologias ativas em temas relevantes tanto para a educação básica quanto para a interação efetiva com estudantes atípicos.