O acompanhante terapêutico é o profissional responsável pela mediação das interações com professores e colegas, por auxiliar e facilitar na realização das atividades acadêmicas e participação nas atividades sociais. Se apresenta como peça fundamental para o sucesso escolar de crianças com deficiência que apresentam um déficit significativo de aprendizagem, pois tendo em vista as demandas em sala de aula, nem sempre, o professor poderá fornecer o subsídio necessário ao aluno naquele momento, assim, o AT surge intervindo de forma terapêutica e fornecendo a ajuda especializada que a criança precisa, além de fornecer segurança a mesma e contribuir com o vínculo e o interesse com o ambiente escolar. Desse modo, o trabalho tem o objetivo de discorrer sobre a importância do AT na educação inclusiva. Para tanto, buscou-se realizar um relato de experiência com AT´s que trabalhem ou já trabalharam no ambiente escolar. Considerando o papel do AT como mediador entre a criança e o professor, pode-se observar esse acompanhamento na inserção de conteúdos adaptados pelo professor, assim como, na mediação entre a criança e os pares, tendo em vista o processo de socialização que a escola promoverá. Nesse sentido, poderá haver uma grande parceria entre esses profissionais inseridos na educação em favor da aprendizagem dos discentes, principalmente, dirimindo as barreiras impostas por cada transtorno ou dificuldade e favorecendo a educação inclusiva.